Pages

domingo, 28 de agosto de 2011

VACINA DA POLIOMELITE SERÁ INJETÁVEL EM 2012

A poliomielite é uma doença transmissível, que incapacita e até mata



A vacina oral contra apoliomielite, a Sabin, será substituída pelo imunizante injetável. De acordo com o Ministério da Saúde, a forma injetável é produzida com o vírus morto, ou inativado – portanto, mais segura.
Ainda não há prazo para o início da transição, mas o Ministério divulgou informe técnico para as secretarias estaduais de Saúde, alertando para a mudança em 2012.
O documento recomenda ações intensificadas de imunização de modo a alcançar coberturas vacinais de no mínimo 95% e promete a apresentação da nova estratégia para este semestre.
A Sociedade Brasileira de Imunizações já vinha recomendando o uso da vacina inativadal já que é uma mudança que ocorreu em todos os países desenvolvidos.
A vacina oral é realizada com o vírus atenuado. Apesar de raro, há o risco de infecção por esse vírus, que provoca a pólio vacinal – causada pela própria vacina.
Especialistas dizem que o benefício da pólio oral é muito grande. Apoliomielite é uma doença transmissível, que incapacita e até mata. Mas há o risco de 1 caso para 800 mil doses de provocar a pólio vacinal. A vacina inativada ainda não está disponível nos postos de saúde, entretanto já é encontrada nas clínicas particulares.
FONTE:
CORREIO DO BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...