Pages

sábado, 30 de abril de 2011

RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS NO CEARÁ FICARÁ NAS MÃOS DO GOVERNO FEDERAL

Na CE-292, entre Crato e Farias Brito, há obras de recuperação - Roto: Antonio Vicelmo

Um pedido de socorro ao Governo Federal foi feito pela superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Ceará, que afirma não ter mais condições de levar adiante as obras e projetos de recuperação e manutenção das estradas federais no estado - bastante criticadas pela grande quantidade de buracos e pelo nível de desgaste no asfalto.

A mudança na gestão de ações importantes para a reversão do quadro de transtorno em parte das estradas federais tem relação com a crise instalada no Dnit no Ceará, em meados de agosto do ano passado. A Operação Mão Dupla, da Polícia Federal, resultou na prisão e substituição do antigo superintendente do Órgão, Guedes Neto, por suspeitas de fraudes na execução de obras.

O superintendente interino do Dnit, José Abner Oliveira Filho, explica que, quando assumiu o Órgão, em 2010, encontrou um Dnit “esfacelado”, sem projetos, com carência de servidores.

Cerca de oito funcionários, segundo ele, foram afastados pela operação da PF e até agora o número não foi reposto. “Tem várias licitações que precisam ser concluídas, iniciadas, e nossa infraestrutura é pequena, sobretudo por causa do afastamento de servidores”, afirmou Abner, que também apontou problemas de eficiência da gestão anterior como uma das causas da situação complicada pela qual passa o órgão.

Segundo Abner, dois projetos já estão sob o comando de Brasília. Ontem, o superintendente esteve na capital federal levando mais três projetos de manutenção rodoviária: dois referentes à BR 020 e uma à BR 226. Hoje, conforme o superintendente, cerca de 1,5 mil quilômetros de estradas estão sendo alvo de projetos de reforma e manutenção.

O coordenador da bancada parlamentar cearense em Brasília, deputado Arnon Bezerra (PTB) - já informado sobre a mudança - comentou que também em função da atuação da Polícia Federal na superintendência no Ceará, várias empresas teriam passado a abandonar projetos em curso. Arnon acrescentou ainda que a gestão de Abner à frente do Dnit é interina e que a situação impõe limitações à atuação da nova direção. Hoje, às 10 horas, deputados e senadores do Ceará se reunem com o ministro Alfredo Nascimento (Transportes), para debater o assunto.

FONTE:
NEWSCOMEX

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...