Pages

sábado, 30 de abril de 2011

HOSPITAL REGIONAL:CIRILO PIMENTA DEFENDE IMPLANTAÇÃO DO HRSC EM QUIXERAMOBIM

Deputado também elogiou a forma como se dará a escolha. 

Deputado Cirilo Pimenta (PSDB)
 
O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) defendeu, nesta quinta-feira ,28, na Assembléia Legislativa, a construção do Hospital Regional do Sertão Central no município de Quixeramobim. Segundo ele, a localização é a ideal, porque a cidade está encravada no coração geográfico do Estado, portanto, a unidade hospitalar estaria praticamente equidistante de todos os demais municípios a serem atendidos.

O parlamentar lembrou que durante a legislatura passada procurou mostrar a importância do novo hospital, tendo apresentado projeto propondo a criação de mais uma macrorregião de saúde no Estado. Cirilo Pimenta observa que a rede de Fortaleza está sobrecarregada, atendendo cinco milhões de pessoas. A nova macrorregião é composta por 20 municípios localizados no Sertão Central, Inhamuns e Sertão de Canindé. Quatro deles estão disputando a escolha como sede do novo equipamento hospitalar, segundo Cirilo. 

As cidades que também querem sediar a instalação são Boa Viagem, Canindé e Quixadá, além de Quixeramobim. O deputado também elogiou a forma como se dará a escolha, no próximo dia 9, por meio de processo eletivo com a participação de representantes das câmaras municipais e dos conselhos de saúde municipais. Conforme observou, essa metodologia está mobilizando as lideranças e as discussões sobre o assunto tomaram conta das cidades. 

Cirilo Pimenta também destacou a importância dos novos hospitais regionais para o setor de saúde do Estado. Lembrou que Fortaleza disponibiliza 70% dos atendimentos para pessoas que residem fora da Capital, sendo 40% para a Região Metropolitana e 30% para pessoas de outras localidades. 

“Estamos felizes em ver a concretização dessa idéia. A discussão vem de 2007. Já foi, inclusive realizado um abaixo assinado, com mais de 20 mil assinaturas. Depois foi aprovado projeto criando o hospital do Sertão Central, e agora a obra será construída”, ressaltou 

Para justificar a escolha de Quixeramobim como sede, Cirilo pontuou que este município é a mãe de praticamente todos os outros que compõem o Sertão Central. “Tem fácil acesso, possui uma receita de ICMS 1,6 maior que a de Quixadá, cobertura de 100% de distribuição de água e está expandindo a rede de esgoto. Possui uma boa rede de restaurantes e hotéis, com condições de atender toda a região. Além disso, tem condições de formalizar convênios com o Estado para o implemento de programas e serviços. Temos a consciência que Quixeramobim é o melhor lugar. É o motor econômico do Sertão Central”, frisou. 

Os deputados Professor Pinheiro e Antonio Carlos (ambos do PT) parabenizaram o debate “franco e democrático” sobre a localização do novo hospital. Fernando Hugo (PSDB) defendeu a construção de mais um hospital regional em Messejana.

FONTE:
REVISTA CENTRAL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...