Pages

sábado, 30 de abril de 2011

RACHEL MARQUES DESTACA NA AL O DIA DO TRABALHO

Deputada Rachel Marques (PT)

A deputada Rachel Marques (PT) fez nesta sexta-feira (29/04) pronunciamento na Assembleia Legislativa para saudar os trabalhadores do País e do Estado pelo Dia do Trabalho, a ser festejado domingo. Destacou que, desde 2003, foram gerados 15 milhões de empregos no País, e houve aumentos reais de salários para 90% das categorias profissionais. Segundo ela, a partir de 2007 o salário mínimo teve uma valorização permanente, porque passou a ser reajustado pela inflação do ano anterior e pelo crescimento do PIB.

“Isso permitiu maior poder de compra e desenvolvimento econômico, combate à pobreza e à miséria. Por isso essa política de aumentos salariais foi muito importante”, considerou. A deputada também ressaltou o papel das centrais sindicais na mobilização dos trabalhadores para garantir os avanços para a categoria. Segundo ela, houve um reconhecimento das centrais sindicais pelo Governo Federal, para a efetivação das conquistas.

A deputada petista defendeu ainda a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de remuneração. Na sua avaliação, a menor carga horária vai propiciar mais geração de trabalho e de emprego, em especial para a mulher que tem até tripla jornada de trabalho, além de garantir mais tempo até para ela participar da política.

Rachel Marques disse que existem no país pessoas que lutam contra as práticas antisindicais e para vencer a discriminação contra mulheres e negros no que diz respeito aos salários e contratações. Segundo ela, as mulheres, numa mesma ocupação, chegam a ganhar salário 40% menor do que o pago para os homens.

A deputada também assinalou que, segundo o IBGE, de 2003 a 2010, os trabalhadores estão mais bem qualificados, passando de 46% para 59% os que têm mais de 11 anos de escolaridade. “Em 2010 registrou-se a maior média de rendimento mensal, com aumentos reais de salário. A média do rendimento mensal cresceu, de 2003 a 2010, em 19%, com média de R$ 1.490,00. Sem dúvida, é uma conquista importante que a gente comemora o 1º de Maio”, frisou.

Em aparte, o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) destacou que a deputada Rachel Marques e seu marido Ilário têm uma vida de luta pela causa dos trabalhadores. O tucano observou ainda que desde a época Vargas foram implantadas no país conquistas para a classe laboral. “Temos de parabenizar os líderes sindicais, e, principalmente, as mulheres, que nos últimos 40 anos tiveram conquistas extraordinárias. Espero que as conquistas possam avançar e o trabalhador ter uma condição social mais justa”, avaliou.

Rachel Marques destacou ainda que os professores tiveram vitória importante, com a derrubada da Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o piso dos professores. Ela informou que a votação no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) foi de 7 a 2, julgando constitucional o piso como vencimento inicial de carreira. A deputada informou ainda que o STF também julgou favoravelmente a que um terço da jornada de trabalho dos professores seja dedicado a atividades extraclasses.
JS/CG
 
Fonte:Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail:agencia@al.ce.gov.br
Twitter:@Assembleia_CE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...