Pages

terça-feira, 26 de abril de 2011

BRASIL TERÁ CENTRO CULTURAL NO LÍBANO

O Centro Cultural Brasil-Líbano abre as portas no dia 27 de abril em Beirute. Com aulas de português e danças, exposições e outras atividades, o objetivo é divulgar a cultura brasileira aos árabes.


São Paulo – Ser um espaço para divulgação da língua, arte, dança, literatura, esporte, música e cinema do Brasil. Esta será a missão do Centro Cultural Brasil-Líbano (BrasiLiban), que abre suas portas ao público no dia 27 de abril, em Beirute. Uma iniciativa da embaixada brasileira no país árabe, o centro pretende atrair um público interessado em conhecer ou ficar mais perto de tudo o que lembra o Brasil.
Divulgação Divulgação BrasiLiban: cultura brasileira mais perto do Líbano
“É uma antiga reivindicação dos libaneses, de forma geral, e da comunidade de origem brasileira no Líbano, de modo especial”, explica Roberto Medeiros, ministro-conselheiro e chefe do setor cultural da embaixada brasileira, sobre a iniciativa de fundação do centro. “Em encontros sociais ou culturais com os membros da embaixada em Beirute, os libaneses sempre solicitavam que o governo brasileiro criasse uma instituição com a função específica de divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira”, completa.

Serão oferecidos cursos de português e cultura brasileira; aulas de danças como samba, forró e lambada; cursos de capoeira e jiu-jitsu, além de cursos de culinária brasileira; piano e coral; e língua árabe popular (para brasileiros). “No que se refere às atividades pontuais, realizaremos exposições, conferências, debates e espetáculos de música e dança”, revela Medeiros. As crianças também terão atividades dedicadas a elas, com contação de histórias em português e árabe, iniciação ao folclore brasileiro, entre outras. O centro oferecerá ainda sessões regulares de cinema com filmes nacionais.

O público que frequentar o centro terá ainda à disposição, gratuitamente, uma biblioteca com literatura brasileira e uma midiateca com CDs de música e DVDs com filmes, documentários e shows musicais brasileiros. Segundo o ministro-conselheiro, este acervo cultural ainda está em formação e o centro está buscando contribuições de pessoas e instituições que queiram ajudar com a doação de material.

Uma das atribuições do centro também será a de fomentar o contato entre universidades e pesquisadores brasileiros e libaneses, e ainda aplicar as provas do Celpe-Bras, para a certificação de proficiência de estrangeiros na língua portuguesa. “Estamos em negociações com instituições de ensino do Brasil para oferecer cursos do currículo escolar brasileiro, em português, para estudantes que desejem retornar ao Brasil e lá continuar seus estudos, mas isso será algo para o futuro”, destaca Medeiros, sobre os planos da embaixada para o BrasiLiban.

Medeiros também conta que o BrasiLiban está reunindo obras de artistas brasileiros com o objetivo de montar uma mostra permanente. “Estamos em plena campanha para decorar as instalações do centro com obras de arte das diversas regiões do Brasil”, diz. “Gostaríamos de mostrar obras de arte de todos os estados, em exposição permanente. Esperamos contar com a ajuda dos brasileiros e das comunidades de origem libanesa residentes no Brasil, enviando-nos doações. Já recebemos obras de arte do Rio de Janeiro e estamos em contato com as comunidades de origem libanesa no Pará e no Ceará”, detalha.

Para os momentos de descontração, o centro contará com um café-bar, que servirá salgadinhos típicos brasileiros, como coxinha, pão de queijo e risole. Para beber, não vão faltar as opções do tradicional cafezinho, além de guaraná e a famosa caipirinha. Enquanto se aproveita a hora gastronômica, a música popular brasileira de artistas como Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso, compõe a trilha sonora e ajuda a criar ainda mais um clima de Brasil.

De acordo com Medeiros, apesar da abertura do centro esta semana, haverá, posteriormente, uma festa de inauguração oficial, em data ainda a ser definida. O evento terá a presença de um alto representante do governo brasileiro.

Serviço
Centro Cultural Brasil-Líbano (BrasiLiban)
Endereço: Rua Mar Mitr, Imóvel Sami Fouad Trad, n˚ 176, Achrafieh, Beirute
Horário de funcionamento: das 9h30 às 21h30
Tel: +961 (1) 322905 / 6 / 7
E-mails:
centreculturelbresilliban@gmail.com e cultural@brazilembassy.org.lb
Facebook: http://www.facebook.com/#!/BrasiLiban
FONTE:
AGÊNCIA DE NOTICIAS BRASIL ÁRABE-BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...