Pages

domingo, 21 de novembro de 2010

O MAIOR COMPLEXO MUÇULMANO

Makkah Clock Royal Tower Hotel tem 601 metros de altura, 858 quartos e 76 elevadores.
É o segundo edifício mais alto do mundo (logo a seguir ao Burj Dubai) e faz parte dos planos do Governo saudita para melhorar as condições de acolhimento dos milhões de muçulmanos que todos os anos vão a Meca em peregrinação. O Makkah Clock Royal Tower Hotel (cinco estrelas) tem 601 metros de altura, 858 quartos e suites (a maioria com vista privilegiada para a Grande Mesquita), 29 andares e 76 elevadores, além de um Centro de Observação Lunar e de um Museu Islâmico.
Os número impressionantes desta unidade hoteleira recentemente inaugurada - construída pela Binladen Group (empresa fundada pelo pai do líder da al-Qaeda e gerida por um meio-irmão de Bin Laden - não ficam por aqui. No topo do edifício foi construído um relógio gigante, com 45 metros de comprimento e 43 metros de altura, ou seja, seis vezes maior que o londrino Big Ben, o que faz com que seja o maior relógio de quatro faces do mundo.
O relógio, que começou a funcionar a 13 de Agosto deste ano, no dia em que se iniciou o Ramadão, é visível a 17 quilómetros de distância, durante a noite, e a 12 quilómetros, durante o dia, graças aos dois milhões de lâmpadas LED que possui. Cinco vezes ao dia, o aparelho lembra aos muçulmanos que têm que rezar.
Os muçulmanos esperam que, por se localizar em frente à mesquita principal de Meca, o relógio se torne uma referência para o mundo islâmico, à semelhança da hora de Greenwich (Inglaterra) para o mundo ocidental. O clérigo egípcio Yusuf al-Qaradawi defendeu, em declarações à revista Newsweek, em Agosto, que Meca "está em perfeito alinhamento com o Norte magnético" e não Greenwich.
Por cima do Royal Clock foi colocada uma espiral, com 71 metros de altura, encimada por uma meia-lua associada a uma estrela (imagem da ressureiçãopara o Islão).
O Makkah Clock Royal Tower Hotel é um dos sete edifícios do complexo hoteleiro Abraj Al-bayt Towers, construído pela Binladen Group e gerido pela Fairmont Hotels & Resorts. Uma vez concluído, em todo o complexo serão disponibilizados cerca de três mil quartos e suites.
O complexo terá também uma sala com capacidade para acolher perto de 10 mil pessoas nas horas de oração, um centro comercial, um parque de estacionamemento para mil viaturas, dois heliportos e um centro de conferências.
A construção destes edifícios em volta da Grande Mesquita não está a ser bem recebida por muitos muçulmanos, que consideram que esta é uma forma de comercializar o chão sagrado. O Governo saudita, pelo contrário, considera que este é um dever para com os peregrinos.
Todos os anos, milhões de muçulmanos participam na peregrinação (Hajj) anual a Meca, em Novembro, um dos cinco pilares do Islão. Todos os muçulmanos adultos, de boa saúde e com condições financeiras está obrigado a visitar, pelo menos uma vez na vida, a Kaaba (construção existente na Al Masjid Al-Haram, considerado o local mais sagrado para o Islão).

FONTE: JORNAL DE NOTICIAS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...