Pages

sábado, 27 de novembro de 2010

LISBOA COMEÇA A BRILHAR HOJE


Mais de dois milhões e meio de luzes vão iluminar 50 ruas da capital, entre hoje e o Dia de Reis.

Com um simples clique no "interruptor", às 18.00 de hoje Lisboa vai começar a brilhar através de pequenas luzinhas que dão as boas vindas ao Natal. O presidente da Câmara, António Costa, dará o OK no Rossio e, mais de dois milhões e meio de lâmpadas iluminarão 50 artérias da cidade, mais 11 do que no ano passado.

Sob o mote "Natureza de luz, o ciclo da água", será prestada homenagem ao ano internacional da biodiversidade que este ano se comemora. Assim, quem se deslocar à Baixa terá por companhia a natureza. As instalações "darão à luz" árvores, arbustos, pingos de orvalho, nuvens, neve transportada pelo vento, céus carregados de chuva, raios de sol ou ondas do mar. Quem gosta de rios e mares deve concentrar-se na Rua Augusta e na Avenida da Liberdade; os amantes da vegetação poderão encontrá-la no Marquês de Pombal, no Rossio, na Rua do Almada e Carmo ou na Praça da Figueira. Já os agentes atmosféricos, esses, instalaram-se na Rua Garrett e noutras ruas da Baixa Pombalina.

A expansão das iluminações de Natal a mais ruas deve-se, como disse ao DN o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, "a um pedido dos comerciantes que já vinha de há algum tempo e que consideramos que se justifica". Aliás, o espectáculo de inauguração das iluminações num palco instalado no Rossio onde passarão vários artistas para desfrute da população, está integrado numa iniciativa de promoção do comércio da Baixa Pombalina.

Sá Fernandes orgulha-se de este ano se ter conseguido iluminar mais zonas da cidade do que em 2009 e a mais baixo custo. "Fizemos um caderno de encargos mais apertado que baixou os custos da iluminação", explicou o vereador, adiantando que a autarquia investiu este ano 846 euros em luzes, enquanto o ano passado gastou um milhão e cem mil euros.

Ao contrário do acontece desde 2004, este ano não vai ser instalada a gigantesca árvore de Natal. Segundo a organização, tal não foi possível "por falta de tempo para viabilizar o patrocínio do projecto".
Por outro lado, Sá Fernandes diz que vai haver animação de rua, mas não especificou para "ser surpresa". A pensar na diversão, vão ser instalados carrosséis franceses e pistas de gelo no Rossio, na Rua da Prata e na Rua do Ouro.

Pela Baixa circulará ainda um comboio articulado, gratuito, que ligará os parques de estacionamento circundantes (Praça do Município, Praça da Figueira, Martim Moniz e Restauradores).

ISALTINA PADRÃO

FONTE: DN PORTUGAL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...