Pages

segunda-feira, 27 de julho de 2009

VII FESTIVAL DO FEIJÃO MOVIMENTA CIPÓ

ESTE FINAL DE SEMANA SERÁ MARCADO COM MAIS UM GRANDE FESTIVAL


Pres. do Sindicato Rural e o Primo Vice-prefeito Aiton Buriti no Festival (Foto: Edgardo Moraes)

QUIXADÁ - VII Festival do Feijão, tudo pronto, começa neste final de semana de 31 de Julho a 1º de Agosto Anjos. Como é de costume os agricultores que participam do evento chegam em uma grande cavalgada onde todas as localidades se fazem representar com seus moradores que colocam a melhor roupa e montam em seus cavalos, burros e até jumentos, não podem é deixar de participar os paus-de-arara trazem as crianças e as senhoras que participam das brincadeiras e de acontecimentos durante todo o dia.

O Comitê de Mobilização Territorial Permanente formado por lideranças da própria comunidade realizam a organização do Festival e com o apoio da Prefeitura Municipal que cuida da parte logística. Conforme o Vice-Prefeito que é filho natural do Cipó dos Anjos Airton Buriti é um grande momento esperado todos os anos pelos moradores e visitantes que participam desde os primeiros a sete aos atrás.

Neste sétimo ano contaremos com cursos de culinárias, novas receitas de Feijão e de alimentos alternativos. Palestras sobre sementes nativas, novas culturas e formas de desenvolver uma agricultura mais limpa de agrotóxicos. A Petrobras fará sobre as plantas oleaginosas para incentivar o cultivo para fornecimento para a usina de Biodisel. Os Bancos do Brasil e do Nordeste estará presente com palestras de Desenvolvimento Econômico e informações sobre os investimentos que tem disponível para os agricultores.

A Secretária de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, com seus técnicos para orientar os produtores em suas colheitas e como preparar os solos para terem uma plantação saudável e produtiva, a assistência prestada por estes técnicos e muito importante para assim os agricultores terem um maior aproveitamento do solo e consequentemente uma safra com qualidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) apóia o evento a Secretária Rosa Buriti comenta; “A administração municipal juntamente com toda a comunidade está organizado esse grande evento que é um momento de convivência comunitária e de agradecimento a Deus pela colheita e pelas chuvas, enfatizou Rosa”.

As festividades são esperadas como um momento de descontração de toda a comunidade, este ano contara com o festival de quadrilhas juninas local, desfile dos candidatos a rei e rainha, ação cidadã de embelezamento da população, apresentações culturais de cantores de viola e talentos da terra. Segue a programação , fechando as férias com um dos maiores eventos realizado no Distrito de Cipó dos
Confira a programação do Festival
31/7/2009
18h - Abertura: Cavalgada das Comunidades para sede
19h - Celebração da Santa Missa
20h - Fala das autoridades
21h - Festival de quadrilhas
22h – Desfile dos candidatos a rei e rainha
1/8/2009
8h – Hora de Brincar: brinquedos infláveis
9h – Ação cidadã: embelezamento
9h – Gincana juventude rural das comunidades
9h30min – Rodada de negócios
10h – Palestra informativa: BB/BNB/SINTACE/Sec.Agricultura/salas temáticas de feijões/Petrobras – Plantas oleaginosas
11h – Apresentações culturais: cantadores de viola
13h – Apresentações culturais: talentos da terrra
16h – Bingo de um ventilador, DVD e uma geladeira
17h – Resultado do rei e rainha
20h – Festa dançante com a banda Boneca Cobiçada
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...