Pages

terça-feira, 28 de julho de 2009

NOVA GRIPE: NOTA ORIENTA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NA VOLTA AS AULAS

Alunos da Universidade Autônoma do México assistam aulas de máscaras para evitar contágio de gripe suína Foto:Mario Guzmán/Efe

Com o cuidado de prevenir e proteger a saúde de estudantes e professores e de toda a população da nova gripe na volta às aulas, a Secretaria da Saúde do Estado elabora e divulga nota técnica aos diretores de estabelecimentos de ensino. Na nota, a Sesa recomenda que somente as pessoas com febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas de gripe não devem retornar às aulas. Devem procurar assistência médica para avaliação e o caso deve ser comunicado à Secretaria de Saúde do Município. No caso de diagnóstico de influenza A(H1N1), devem evitar as aulas por um período de sete dias de transmissibilidade do vírus.
Veja abaixo a nota, na íntegra. No Ceará, hoje, 28 de julho, há 36 casos confirmados da doença. Desse número, 35 estão na Capital e 1 no município de Quixadá, no sertão central.
Informe técnico sobre influenza A (H1N1) aos diretores de estabelecimentos de ensino
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, em virtude da situação epidemiológica atual da Influenza A (H1N1) e considerando a necessidade de informar e orientar a comunidade escolar (creches, escolas e universidades) sobre a forma adequada de conduzir as atividades educacionais na volta às aulas, faz uma série de recomendações. A Secretaria da Saúde leva em consideração que a nova gripe tem alta transmissibilidade e que para este novo vírus (H1N1) a população não está imunologicamente protegida. Mas observa que na região Nordeste o período de maior incidência da gripe sazonal ocorre no primeiro trimestre de cada ano e portanto o risco de disseminação do vírus é menor no atual período. Até o momento a maioria dos casos tem evoluído para cura, características semelhantes a da influenza sazonal, com baixa letalidade.
Considerando que ações de prevenção e proteção podem contribuir para o controle da disseminação do novo vírus respiratório e que devem ser amplamente divulgadas entre as comunidades escolares, as recomendações são:
Não suspender ou adiar o início das atividades curriculares nas escolas
Pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, 7 dias após o inicio dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico
As pessoas devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções (etiqueta respiratória)
As pessoas devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como: copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.
Manter os ambientes arejados
Todos os estudantes que no retorno às aulas apresentarem febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas gripais devem ficar ausentes das aulas e procurar assistência médica para avaliação, devendo o caso ser comunicado à Secretaria Municipal de Saúde e seguir as orientações médicas
Os alunos com diagnóstico de influenza A (H1N1) deverão evitar ir às aulas por um período de 7 dias (período de transmissibilidade)
Constatada a existência de surto (ocorre quando pelo menos três casos de síndrome gripal em ambientes fechados/restritos, com intervalo de até cinco dias entre as datas de início de sintomas), a direção dos estabelecimentos deve suspender as atividades somente após avaliação conjunta da situação pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria da Saúde do Estado. No caso de Fortaleza, o telefone para contato é o 0800.2800808 Nos outros municípios, o contato é com as secretarias municipais de saúde.
Assessoria de Imprensa da Sesa:
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br - 31015221/ 31015220/ 88863907)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...