Pages

quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUIXADÁ, POPULAÇÃO ALERTA QUANTO A GRIPE SUÍNA

GRIPE SUÍNA REGISTRA 1 CASO E 2 SUSPEITOS NA CIDADE.



Terra dos monólitos sobre ameaça da Gripe Suína Foto: Cleumio Pinto


Quixadá – A população encontra-se em estado de alerta com a Gripe Suína. A família do primeiro paciente do Interior do Estado a contrair a gripe, um estudante do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), reside no bairro do Combate. No início do mês, ele havia participado de uma convenção na Universidade de Brasília (UnB). Na excursão foi contaminado com a gripe.
Além do estudante da UFC de Quixadá, outros dois universitários que participaram do encontro acadêmico na UnB apresentaram sintomas da doença. Uma jovem de 22 anos, aluna da UFC, e um rapaz da mesma idade, estudante da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão (Feclesc). Ela mora no bairro da Lagoa. Ele, outro morador do Combate. Todavia, conforme a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, o período de contaminação deles já passou.
A Coodenadora da PSF de Quixadá, Dra. Karina Matias, afirmou a nossa reportagem que o periodo de risco (contaminação), são de dez dias, ao decorrer este periodo o virus não mais contamina, porém em Quixadá não foi detectado a livre circulação do virus, mas os profissionais da saúde estao recebendo mascaras para protegerem-se de possiveis pacientes infectados.
A secretária afirma que não precisa a poplação estar com receio de uma epidemia na cidade, e sim casos isolados que estao sendo monitorados e acompanhados para um maior controle sem causar um risco do virus Influenza A (H1N1) circular pela cidade. A orientação é que as pessoas lavem bem as mãos com sabão, evitem ficar de frente a menos de um metro de quem estar gripado, no caso de supeita procurar um posto de saúde mais próximo para diagnosticar e tratar o mais breve possivel. Os profissionais de saúde de Quixadá receberam treinamentos e orientações de tecnicos da Secretaria de Saúde Estadual e estão habilitados a receberem os casos supeitos da Gripe Suína.
Quanto a pessoas que estão usando mascaras nas ruas de Quixadá, é uma opção pessoal, conforme Dra. Karina a secretaria não deu esta orientação pois não é necessário, como em outros países que existe uma livre circulação do virus, em nosso municipio apenas casos isolados que já estão sendo acompanhados de um grupo especifico de pessoas que estiveram em Brasilia e contrairam o virus. “Não tem motivo para pânico na cidade, esta sobre controle, a Secretaria de Saúde Muicipal divulgou os casos supeitos para que a população não receba de forma errada as informações e orienta a população para que fiquem em alerta, os postos estão orientados a receberem qualquer paciente que suspeite estar com o virus Influenza A (H1N1)"
Mais informações: Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245
Disque Influenza - Quixadá (88) 3414.4743

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...