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quinta-feira, 30 de julho de 2009

ANATEL RECONHECE FALHAS PARA REPRIMIR PROBLEMAS DE ATENDIMENTO AOS CONSUMIDORES

Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil


Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encaminhou hoje (30) uma nota ao Ministério da Justiça, reconhecendo os problemas apontados pelo ministério em relação às reclamações dos consumidores sobre as empresas de telecomunicações. A agência informou que pretende discutir o aprimoramento dos processos de punição para quem descumprir as normas de atendimento ao consumidor.

O órgão reconheceu que os mecanismos adotados atualmente não são suficientes para reprimir as infrações e informou que pretende alterar seus regulamentos de fiscalização e de aplicação de sanções administrativas. Segundo a agência, o número de reclamações recebidas é superior ao apontado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o que revela que “as empresas têm muitas vezes persistido no descumprimento de suas obrigações legais e regulamentares”.

Na última terça-feira (28), ao divulgar um balanço da mudança na regra dos call centers, o Ministério da Justiça informou que as empresas de telefonia foram responsáveis por 57% das queixas de consumidores, entre dezembro do ano passado e maio deste ano.

Na nota, a Anatel informou que segue buscando resultados mais eficazes na prestação de serviços e quw “não hesitará em tomar novas e mais severas iniciativas na apuração e punição de infrações aos direitos do consumidor”. Segundo a agência, todas as falhas nos serviços e no atendimento aos usuários que chegam ao seu conhecimento são devidamente investigadas e sancionadas. Segundo a agência, desde 1997, a União arrecadou mais de R$ 380 milhões, resultantes de multas aplicadas pela Anatel.

Na nota, a Anatel destacou que tem desenvolvido várias atividades para a proteção do consumidor, muitas delas em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. Entre as ações, a agência destacou os canais de atendimento aos usuários, a realização de audiências e sessões públicas para discutir temas relevantes e a reativação do Conselho Consultivo da Anatel.

Ibicuitinga, não é unica em questão de problemas telefonicos, a maioria das cidades da região faltam antenas de algumas operadoras, não existe escritóriode atendimento próprio ficando o consumidor a ter que enfrentar varios minutos conversando com uma máqina que nem sempre soluciona as duvidas e os problemas das inhas telefônicas.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

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