Pages

sábado, 4 de julho de 2009

FEIRA CEARENSE TERMINA AMANHA

A feira trouxe para a Capital cerca de mil agricultores e artesãos, de 500 empreendimentos de todas as regiões do Ceará



Os visitantes forem à feira vão poder conhecer e comprar produtos do Interior cearense (Foto: Kelly Freitas)


Fortaleza. A II Feira Cearense de Agricultura Familiar (Feceaf), que teve início quinta-feira e segue até amanhã, trouxe para a Capital cerca de mil agricultores e artesãos, de 500 empreendimentos de todas as regiões do Ceará, representando mais de 100 municípios ligados à agricultura familiar do Interior Estado.

O público que está visitando o Parque de Exposições Governador César Cals nesses três dias tem saído de lá com as mãos repletas de mercadorias que transitam do tradicional, como as tapiocas e beijus feitos na casa de farinha, ao exótico, como suco e sorvete de macaúba trazidos do Cariri.A produtora Lucileide de Sousa, mais conhecida como Neide dos Salgados, que veio da cidade de Araripe trazendo, entre muitas delícias, coxinha de galinha feita com massa de macaxeira, ressaltou que a Feira é uma oportunidade para incrementar as vendas e divulgar a produção dos trabalhadores do sertão ao litoral.
“Todo mundo gosta da comida do Interior, sempre feita com coisas que a gente produz por lá mesmo. Mas vender é outra história. E essa Feira é uma vitrine pra nós, adianta muitas horas de trabalho. E você precisa ver a cara de satisfação de quem anda por esses corredores”, garante Neide.E quem chega ao Parque de Exposições pela entrada da A. Sargento Hermínio, vê uma bodega iluminada com lamparina, com sanfoneiro, triângulo e zabumba tocando na porta e, também, a representação do Horto do Padre Cícero, com banquinha vendendo produtos religiosos, além de bela pintura em grafite reproduzindo as casas da subida da ladeira.De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, é preciso criar um ambiente para interlocução entre gestores públicos e sociedade. “É muito importante ter trazido para a Feira o debate em torno do Programa Território da Cidadania. Temos aqui os principais atores que envolvem esse processo, prefeitos e agricultores familiares, que formam a base da economia dos territórios rurais. São muitas ações e todo esforço em comum está sendo feito para melhorar a vida do homem do campo”, ressaltou Santana.
Durante a II Feira Cearense da Agricultura Familiar que, segundo organizadores, está recebendo, por dia, cerca de 40 mil pessoas, os visitantes podem aproveitar, também, o pesque-pague em lago artificial construído, especialmente, para o encontro, com tilápias que podem ser tratadas na hora, do abate de galinha caipira, casa do queijo, beneficiamento de castanha, moagem de cana-de-açúcar, fazendinha, artesanato e programação cultural a partir da 18 horas.A Feceaf é uma das atividades de comercialização proposta pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com base no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), e realizada por meio da parceria entre Fetraece e SDA.
Mais informações:II Feira Cearense de Agricultura Familiar (Feceaf)
Parque de Exposições César Cals(85) 3101.8105(85) 3231.5887
FONTE: DIARIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...