Pages

quarta-feira, 1 de julho de 2009

COMÉRCIO FECHARÁ LOJAS EM PROTESTOS

Quixadá. Indignados com o número de crimes nos últimos meses, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Quixadá (ACIQ), a Associação dos Mercadinhos de Quixadá (AMEQ), Rotary, Maçonaria e entidades religiosas promovem, hoje, uma passeata por segurança. A população se sente indefesa diante da violência e da falta de estrutura dos órgãos de segurança pública.


A população anda assustada com a vilolência, os pais não soltam os filhos por medo Foto: Chico Javali

Segundo os organizadores, que optaram pelo anonimato com receio de represálias, o comércio vai fechar as portas durante a mobilização. Foi a forma encontrada para protestarem conta a insegurança no maior pólo urbano da região. Estão insatisfeitos com o tratamento que o Governo do Estado tem dado ao município e querem a imediata implantação do Ronda do Quarteirão.

O movimento ocorre um mês após a Caminhada da Paz promovida pelas paróquias de Quixadá. Naquele dia, milhares de estudantes ouviram relatos de familiares de vítimas da violência e críticas de lideranças políticas à falta de segurança. Mas nenhuma providência foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Naquela ocasião os comerciantes não aderiram ao ato público.



Estado de medo por conta da violência e das incertezas, uma onda de boatos está deixando a população apreensiva e confusa. Passou a circular a notícia de que os motociclistas seriam proibidos de utilizar capacete ao trafegarem pela cidade. O objetivo seria inibir a ação dos assaltantes, já que os criminosos usam o equipamento para evitar a identificação e motos para facilitar a fuga.

Por meio de nota, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) desmentiu a medida. A Prefeitura não sabe de onde partiu a falsa norma. Também não foi informada quando o Ronda do Quarteirão chegará em Quixadá. O portal do Governo do Estado divulga a implantação do programa este ano, mas não define data.

Na opinião do inspetor da Delegacia Regional de Polícia Civil e vereador Cláudio Nogueira, a situação vivida em Quixadá não é diferente de outras cidades de médio porte do Ceará. Estão sendo afetadas pelo êxodo dos criminosos para o Interior, em razão da implantação do Ronda do Quarteirão na Capital e Região Metropolitana. Enquanto os efetivos e as estruturas das polícias Civil e Militar não forem reforçados, o problema deve continuar.

Com as próprias mãos revoltada, a população começa a reagir por conta própria. Na última sexta-feira, por pouco um ex-presidiário não foi linchado no meio da rua. Ele foi perseguido e derrubado por um motociclista após furtar a bolsa de uma mulher. Um menor foi agarrado quando fugia com o dinheiro de uma panificadora. Mas o comerciante Jurandir de Oliveira Lima, 65 anos, não teve a mesma sorte. Foi assassinado dentro da sua mercearia no domingo.

Mais informações:Quixadá Clama por Segurança

Horário: 8 horas

Local: Praça José de Barros, CentroQuixadá-CE





Convoco todos colocarem branco para ir a praça e mostrar o sentimento de insegurança que estamos vivenciando na cidade de Quixadá, para que assim o Governador possa como na campanha onde esteve varias vezes aqui junto com deputados e senadores lembrar de que esta cidade tambem tem muitos votos.

Obs. Matéria retirada do Regional do Diário do Nordeste, Fotos e Videos Chico Javalí.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...