Pages

quarta-feira, 4 de abril de 2012

OVINOS MORADA NOVA EM FASE DE VITALIZAÇÃO



Morada Nova, município no vale Jaguaribe que deu origem ao nome da raça de Ovinos, adaptados ao semiárido que esteve em risco de extinção, como observou a  professora Maria Norma Ribeiro, da UFRPE (Recife/Pe), em um estudo demográfico e de características genéticas feito em 2009.  A pesquisa faz parte de um projeto da Embrapa Caprinos e Ovinos, liderado pelo pesquisador Olivardo Facó que, em parceria com outras unidades da Empresa e universidades, vem atuando na caracterização e melhoramento genético do ovino Morada Nova para restabelecer a importância econômica da raça.

O trabalho já começa a apresentar resultados, que tendem para a revitalização da raça. Houve mudança no comportamento dos criadores, aumento dos rebanhos e, consequentemente, melhoria do índice de variabilidade genética, importante para a conservação dos recursos genéticos, melhoramento genético e adaptação ao meio.

Joaquim Araújo Bezerra havia desistido da criação de ovinos e, com o novo cenário, já se animou: “Estou com 12 animais. Acabo de adquirir uma propriedade de 280 hectares para aumentar meu rebanho. É preciso cuidar das ‘galinhas dos ovos de ouro’”, conta. Exemplo semelhante vem do Sr. Laíres, que já integra a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos da Raça Morada Nova (ABMOVA) antes mesmo de formar seu próprio rebanho.

A ABMOVA tem, hoje, mais de 32 associados e inicia discussões sobre como aumentar o número de integrantes. “O criador solitário vai à falência. Já o criador solidário avança. Temos que mudar e trabalhar juntos” defende o membro Eloi Damasceno, que vê no associativismo uma saída para reduzir custos com sanidade, manejo e reprodução e para fortalecer a cadeia, gerando crescimento econômico do setor e poder de influência em políticas públicas.


Um exemplo é o registro genealógico dos animais, que deixou de ser feito quando o custo foi passado para os produtores. Como solução, o grupo se organizou para receber anualmente, num mesmo período, a inspeção de registro em todas as propriedades. O pagamento pelo serviço, já com o custo total reduzido, passou a ser feito em parcelas mensais, que pesam ainda menos. Outro exemplo é o rodízio de reprodutores. A estratégia vai assegurar o alto índice de variabilidade genética e a qualidade das crias, sem que o criador tenha que investir mais na aquisição de reprodutores com alto padrão.  


A recuperação da atividade econômica já reflete no valor de venda dos animais, que ultrapassa 500% de aumento em pouco mais de três anos. A raça também ganha prestígio com a realização da 1ª Exposição Nacional de Ovinos da Raça Morada Nova, programada para o período de 1º a 4 de agosto de 2012. O evento será no Parque de Exposição de Morada Nova, revitalizado há dois anos para receber o teste de desempenho da raça, após 17 anos em mau estado. “Trata-se da realização de um sonho”, afirma o secretário de Agricultura da cidade, Edmundo Araújo, que acompanhou os avanços da ABMOVA. Ele completa: “Por levar o nome do município, a revitalização do ovino Morada Nova reflete na autoestima da população”.


Fonte: Assessoria de imprensa Embrapa/ Caroline Rodrigues

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...