Pages

quarta-feira, 4 de abril de 2012

AMAVIDA E RNP-CE REALIZAM SEMINÁRIO REGIONAL EM QUIXADÁ



QUIXADÁ – Nesta terça-feira (03), o auditório da Câmara Municipal de Quixadá recebeu o I SEMINÁRIO DE DIREITO E CIDADANIA DAS PVHA’S DA REGIÃO CENTRO, com a presença de diversas autoridades, pessoal da área de saúde de  municípios da região, ONG’S,  pessoas soro positivo, imprensa entre outros convidados.

Otávio Vasconcelos, membro RNP-Ce.
A ONG MAIS AMOR PÉLA VIDA – AMAVIDA em parceria com a Câmara Municipal de Quixadá, Serviço de Atendimento Especializado SAE e Secretária de Saúde do Município de Quixadá e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – núcleo Ceará – RNP/CE,  através da AMAVIDA  apresentaram em um seminário para os profissionais da saúde que lidam diretamente com a questão de pacientes com Soro Positivo. Os próprios pacientes que estiveram presentes para assistirem palestras com os membros da RNP, Otavio Vasconcelos 52 anos, 12 anos soro positivo conta sua vivencia e como enfrenta o preconceito que após muitos anos ainda acompanha os infectados, mas mostra que é possível convier com isso e sendo uma batalha cada dia de suas vidas.

Advogado Dr. Edson Lopes RNP-Ce.
Dr. Edson Lopes, Advogado e soro positivo mostrou aos presentes os direitos constitucionais adquiridos ao longo dos anos de luta, como a Declaração dos Direitos Fundamentais das Pessoas Portadoras de HIV/AIDS, onde são dez pontos que foram aprovados no Encontro Nacional de ONGs/AIDS, 1989, em Porto Alegre. O Vice Coordenador da AMAVIDA Valdir, que é soro positivo e um dos grandes lutadores no municipio de Quixadá para atendimento mais digno e agilidade na entrega dos medicamentos fala das conquistas até o momento e espera que aconteçam muito mais com a atuação da ONG AMAVIDA. A Coordenadora Inácia faz uma defesa aos amigos Soros Positivos e espera um maior empenho do poder público.

Valdo mostra a ausência das autoridades no evento. 
Francisco Erdvando, Coordenador Administrativo da RNP-Ce, 19 anos soro positivo, é o representante da RNP Nordeste, ficou feliz com a presença não só de Quixadá neste importante Seminário mas as cidades vizinhas que tem uma preocupação em seus municípios para controlar e dar total assistência aos pacientes, e mostrou indignado no segundo momento a ausência das autoridades no evento. Da Coordenação das Cidadãs Positivas do Ceará Valéria do Vale, 5 anos soro positivo, lembra que pior do que ser soro positivo é o desprezo que gera ao ser descoberto com o vírus, faria tudo para conseguir uma porção mágica para acabar com o preconceito pois ele mata muito mais que a doença em si. Um abraço de um soro positivo é verdadeiro, enquanto que o abraço da sua própria família passa a ser diferente e falso, “ele entrou na minha vida, mas não é minha vida”, afirma emocionada.

Dra. Graça Lira, coordenadora SAE em Quixadá
Dra. Graça  Lira, Coordenadora do SAE em Quixadá, passa aos presentes os serviços prestados por este centro de atendimento, como esta negociando junto a Secretária de Saúde Dra. Valeria Napunoceno que também esteve presente na parte da manhã  um profissional Farmacêutico para atender com a entrega dos medicamentos aos pacientes que são atendidos pelo serviço no município, hoje são 138 pacientes.

Os defensores públicos presentes na abertura do Seminário Dr. Francisco Filho e Dr. Júlio Cesar se dispuseram a disposição para assistirem na área da justiça, Dr. Júlio Cesar, fala que os municípios são sobrecarregados financeiramente e sugere que o estado abra Centros Regionais de Atendimento para distribuição de medicamentos na área que compreende a regional.

Estiveram presentes também, A pastoral da Aids, A Policia Militar, Dr. Francilino, Vereadores Pedro Baquit (PSD), José Maria (DEM), Rosa Buriti (PT), Radialista e Representante do  Sindicato dos Radialistas Wanderley Barbosa, Representantes das cidades de Senador Pompeu, Ibicuitinga, Banabuiú, Ibaretama, Horizonte e Ocara, a ONG AMAVIDA que tem um papel predominante na defesa da PVHA’s através de ações na Região Centro agradece aos participantes do Primeiro Seminário. 





IMAGENS DO EVENTO:













2 comentários:

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns Clenio Pinto pelo seu apoio em nossa luta. Que Deus possa continuar fazendo de vc essa pessoa iluminada que o é. Forte abraço. Atenciosamente;

Otávio de Vasconcelos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...