Pages

domingo, 7 de agosto de 2011

PÓ DE CELULOSE COMBATE RINITE ALÉRGICA EM CRIANÇAS SEM EFEITOS COLATERAIS


Pó extraído de pinheiros forma uma barreira em contato com a mucosa nasal, filtrando as substâncias que causam alergia

Um pó de celulose vem sendo usado cada vez mais contra rinite alérgica. Ainda assim, há uma falta de evidência científica que comprove a eficácia contra a rinite alérgica sazonal (febre do feno), particularmente em crianças. Agora, no entanto, cientistas da Sahlgrenska Academy e da University of Gothenburg, comprovaram que o pó de celulose reduz os sintomas da rinite alérgica sazonal em crianças, sem quaisquer efeitos adversos.

O pó é produzido a partir de pinheiros e forma uma barreira na mucosa, quando aplicado dentro do nariz, filtrando substâncias que causam alergia.

O estudo realizado no Queen Silvia Children's Hospital começou durante a temporada de pólen de bétula na primavera de 2009. Cinquenta e três crianças e adolescentes com idades entre 8 e 18 anos com reação alérgica ao pólen participaram da experiência, com duração de quatro semanas, aplicando o pó no nariz três vezes ao dia. Todos os dias eles também recebiam um comprimido anti-histamínico (o tratamento mais comum da febre do feno). Lembretes e relatórios de pontuações dos sintomas foram realizados utilizando mensagens de SMS pelos telefones celulares.

A ocorrência de pólen foi medida a cada dia no telhado do hospital, e as contagens de pólen foram analisadas posteriormente em relação aos sintomas relatados pelas crianças. Outros dados da pesquisa surgiram a partir de estatísticas inéditas dos níveis de pólen coletados por 31 anos no mesmo local em Gothenburg, de 1979 a 2009.

"Demonstramos que os sintomas nasais das crianças diminuiram significativamente naquelas que utilizaram o pó de celulose. O melhor efeito foi obtido sob concentrações baixas a moderadas de pólen, correspondente aos níveis predominantes na área durante o período de 31 anos de observação. Além disso, nenhum efeito adverso do pó de celulose foi observado", destacou o professor do departamento de pediatria Nils Berg.

FONTE:
CI FLORESTA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...