Pages

domingo, 7 de agosto de 2011

MADE IN CEARA, CULTURA PARA O MUNDO


Quixadá > Os músicos Paulo Queiroz, Helder Menezes e Rogério Jales, também professor e maestro, e ainda o violonista e guitarrista Marcelino Ferreira, parceiro de palco da a cantora e instrumentista Fladiana Ruiz, ganham destaque neste domingo, 7, nas páginas do Diário do Nordeste. O quinteto vai representar o Brasil no Festival Internacional de Lushan, na China. O espetáculo é promovido pela Associação Internacional de Montanhas Famosas (WFMA – World Famous Mountains Association). Além dos cearenses, representando o Brasil, artistas da África do Sul, Austrália, Estados Unidos e Filipinas participam do Festival das Montanhas.

O quinteto desembarcará de Fortaleza, em voos internacionais, na próxima terça-feira, dia 9. Fará apresentações diárias no Festival Internacional, de 15 a 30 de agosto. Ontem à noite o trio de Quixadá promoveu o espetáculo Harmontains, no Susy Buffet. Além de captar recursos para despesas extras como passaporte e seguros, a apresentação serviu como ensaio, criar harmonia para o maior desafio de suas vidas artísticas, o show internacional na República da China. Pela manhã se reuniram com os músicos de Guaramiranga, no Maciço de Baturité.
“Paulinho do sax”

Paulo Queiroz é músico instrumentista e vocalista. Utiliza o nome artístico de “Paulinho do sax”. Filho do músico e ex-contrabaixista da Banda Municipal de Quixadá, José Ferreira de Queiroz, traz do berço o gosto pela musica. Estudou música desde 1985. Teve como maestro e professor o saudoso mestre José Ferreira Barros, o Zé Pretinho. Ele iniciou sua carreira como instrumentista aos 12 anos tocando requinta, instrumento de sopro tipo clarinete. Ingressou na Banda Municipal, como funcionário público, aos 14 anos.  Teve participação especial em uma das maiores bandas do nordeste na época, a Black Banda, estreando como saxofonista em 1991. Nesta mesma época começou a estudar por conta própria violão e despertou seu interesse por instrumentos de harmonia.


Helder Menezes iniciou sua carreira como musico em setembro de 1999. Tocou na noite durante oito anos. Seis anos depois resolveu aperfeiçoar suas habilidades e passou a estudar na Fundação Cultural de Quixadá. Dedicou-se ao piano, teclado e violão. No ano seguinte, em 2006, começou a atuar como instrutor de violão e flauta no Projeto AABB Comunidade, em sua terra natal, Quixadá. No ano seguinte passou a trabalhar com crianças e adolescentes da comunidade do Campo Novo, como instrutor de flauta doce. Os resultados obtidos com dezenas de crianças carentes o levaram a ser convidado pela Fundação Cultural a trabalha como professor de flauta, violão e teclado. Nas horas livres ele faz apresentações em casamentos, formaturas e festas particulares. Além da flauta, violão e teclado o músico tem habilidade em instrumentos de percussão e acordeom.


Maestro Rogério Jales 

O terceiro representante de Quixadá, Rogério Jales também é professor. Do grupo, o único com mestrado em música. Ele é regente titular e orientador vocal dos corais Rachel de Queiroz, da Marisol Nordeste, da Associação dos Funcionários Aposentados do BEC, do Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará, da indústria Revestimentos Cerâmicos e BS Participações. Professor de Violão e ainda regente do Curso de Especialização em Arte-Educação com ênfase em Música, da Universidade Vale do Jaguaribe. Em parceria com a Fundação de Cultura de Quixadá, realiza curso para formação de regentes e cantores. Atua ainda como consultor da área de Musica desta fundação e do Instituto Olhar Aprendiz que patrocinado pela Petrobrás capacitou no ano em 2008 e 209 arte educadores da região do Maciço de Baturité.


Natural de Pacoti, o guitarrista Marcelino Ferreira representará Guaramiranga. Ele ingressou no mundo da música aos sete anos de idade com o violão. Aos 11 anos aprendeu cavaquinho e aos 14 passou a se dedicar ao estudo do seu instrumento predileto, a guitarra. O instrumento de cordas elétrico e seu parceiro das noitadas musicais, as quais se dedica profissionalmente. Ele estudou na Escola de Musica de Guaramiranga (Agua). Participou de todas as edições do Festival de Musica da Ibiapaba. Teve aulas com professores músicos renomados, dentre eles Nelson Faria, Adriano Giffoni, Cristiano Pinho, Manoca Barreto, Conrado Paulino. Também participou de algumas edições do festival Jazz e Blues de Guaramiranga Integrou a Banda Miscelânea e o grupo Rastro. Atualmente participa dos grupos Bossa Nossa, da orquestra da Escola de Musica de Guaramiranga, Rio das cordas, O bom do choro e Jazzera Trio, sendo estes também de Guaramiranga.
Professora de Canto e Coral Flandiana Ruiz 

Fladiana Ruiz é única mulher a integrar a trupe musical. A cantora e interprete nascida em Guaramiranga também é professora de Canto coral e flautas. Ela dedica sua vida a arte da música. Trabalha em Pacoti, Mulungu e Paramoti, levando música para quem desejar aprender. Quando criança ficava fascinada quando ouvia seu avô tocar violão, sua grande inspiração. Estudou o instrumento junto com o canto. Ela faz questão de ressaltar que sempre viveu de música. Participa ativamente da cena musical de Guaramiranga como cantora e instrumentista, fazendo shows nos restaurantes e praça da cidade, com a banda Bossa Nossa -Samba, nos estilos de MPB e bossa nova. Ela divide seu tempo integrando também a banda temática Maria Escandalosa. Amiga de infância de Marcelino Ferreira, com quem se apresenta nos palcos, demonstram juntos, através de sonoridade sofisticada, um entrosamento perfeito entre voz e instrumento.

FONTE:
DIÁRIO DO SERTÃO CENTRAL 





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...