Pages

terça-feira, 29 de março de 2011

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO SERÁ LEMBRADO EM QUIXADÁ

O evento realizado pela Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), em parceria com a Prefeitura alertará a população sobre a complexidade do assunto, e a importância da inclusão social. As atividades acontecerão de 30/03 a 2/04.
No próximo sábado, 2, o mundo se mobiliza em vários eventos para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado há quatro anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na Terra dos Monólitos, a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), através do Projeto Vencendo Desafios, e em parceria com a Prefeitura, promoverá quatro dias de intensas atividades, que prevê a realização de uma grande blitz de conscientização no centro da cidade, exibição de vídeo sobre autismo, visita aos Distritos Educacionais, atividades terapêuticas, entre outros.

A coordenadora do projeto e primeira dama do município Dra. Cristina Almeida, ressalta o compromisso da gestão com a APAPEQ: “Não medimos esforços para colaborar com essas crianças, dedico meu carinho por elas, estou envolvida e participarei de toda a programação do dia da Conscientização do Autismo” disse a enfermeira ao convidar toda a população para participar das atividades.

Segundo informou a Sra. Vera Lúcia Bezerra, presidente da APAPEQ, a instituição beneficia em média 29 pessoas entre crianças e adolescentes, que recebem atendimentos terapêutico, psicológico e fisioterapêutico, além das visitas as famílias em suas residências.

A gestora lembrou que antes as pessoas autistas eram levadas para fazer tratamento uma única vez por mês, tendo que se deslocarem até a Casa da Esperança em Fortaleza, e agora com a intervenção da administração e do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, todo o acompanhamento é feito em Quixadá, inclusive com convênio firmado entre Secretaria de Saúde e Associação, o que possibilita o atendimento as famílias dependentes do Projeto.

O que é o autismo:


O autismo é uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país, segundo o psiquiatra Marcos Tomanik Mercadante citou em audiência pública no Senado Federal no fim de 2010, onde discute-se uma lei exclusiva para o autismo, liderada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Mercadante é um dos autores da primeira (e por enquanto única) estatística brasileira, num programa piloto por amostragem na cidade de Atibaia (SP), que registrou naquela amostragem incidência de uma para cada 333 crianças, publicada no final de fevereiro último. No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.

Programação de Quixadá

Quarta 30/03/2011

08:00h Abertura

Apresentação do Projeto Vencendo Desafios.

Vídeo Autismo

Coffee Break

Quinta 31/03/2011

08:00h Atividade Terapêutica – Turma B

14:00h Visita ao Distrito Educacional São João – Momento Inclusão – Turma A

Sexta 01/04/2011

Visita ao Distrito Educacional São João – Movimento Inclusão – Turma B

Sábado 02/04/2011


09:00h Encerramento – Blitz de Mobilização – Praça José de Barros

Maiores informações:

APAPEQ – Rua José Enéas Monteiro Lessa, 471 – Planalto UniversitárioFONTE:

FONTE:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...