Pages

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

STANLEY PROPÕE CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE COMBATE AO TURISMO SEXUAL NO CEARÁ

O Ceará responde por 3,95% do número de pontos de exploração sexual infanto-juvenil em rodovias federais no País.
O deputado Stanley Leão (PTC) afirmou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (16/02), que está dando entrada em requerimento solicitando à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a instalação de uma comissão especial com o objetivo de verificar as causas e oferecer alternativas ao turismo sexual e exploração de menores.

Segundo o parlamentar, o poder público tem realizado investimentos apenas em estruturas físicas do Estado, mas que não irão modificar o perfil do turismo existente hoje no Ceará. Stanley disse que crianças e adolescentes que mal sabem o que é a vida já estão vendendo os corpos para os exploradores sexuais. Para ele, é visível que o perfil do visitante é do tipo que busca a exploração das jovens, principalmente.

Stanley Leão citou matéria do jornal O Povo de hoje que aborda o tipo de turismo que queremos em nosso estado, muito distante do visto em nossas ruas. Ele ressaltou que hoje em dia não se pode mais andar na Beira Mar ou Praia de Iracema pelos maus costumes hoje existentes na orla marítima. O deputado defendeu a criação de uma campanha para a erradicação da exploração sexual.

“Infelizmente tenho dois relatos. Fui abordado recentemente e surpreendido por uma menina, na Beira Mar. Ela pensava que eu estaria solicitando os serviços dela. Foi chocante. Vai por água abaixo toda a essência do que consideramos família. Conheço todo o subúrbio de Fortaleza e estou acostumado a ver na Granja Portugal, Bom Jardim, Grande Messejana um cenário de exploração sexual”, avisou.

O deputado avaliou que a prostituição como catalisador o fator econômico. “Só existe a oferta porque tem quem compre”, disse. A Comissão Especial requerida, na visão de Stanley, terá como objetivo apresentar soluções para o problema. “Iremos elaborar algumas políticas para que o Governo e Prefeitura possam banir de nossa sociedade ou reprimir de forma drástica o turismo sexual”.

Stanley Leão lamentou uma declaração de certo empresário, que acha que o Ceará não é dos mais assolados pela exploração sexual, e considera que a mídia estereotipou o problema. Para o deputado, as meninas que estão se prostituindo são as mesmas que não têm o que comer em casa, sofrem violência em seus lares e estão marginalizadas.

O deputado disse ainda que gostaria de contar com a participação de deputados que se sensibilizaram com o problema e também pediu que a OAB-CE seja uma representante da sociedade civil na luta conta a prostituição
FONTE:
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...