Pages

domingo, 13 de fevereiro de 2011

FHC DIZ QUE DILMA É "SURPRESA" EM SEU 1º MÊS DE GOVERNO


Rio de Janeiro - O primeiro mês do governo da presidente Dilma Rousseff foi uma "surpresa positiva" com as iniciativas para reverter as políticas de gastos do governo anterior, disse o expresidente FHC


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso elogiou diferenças entre Dilma e Lula

FHC, do Partido da Social Democracia Brasileira, disse que é muito cedo para saber se a primeira mulher presidente do País será capaz de lidar com o Congresso com a mesma habilidade de seu mentor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma também terá que enfrentar “sua própria herança”, representada pelos “mega-projetos” muito ambiciosos e caros que ela mesma ajudou a lançar como ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula, disse FHC.

Mesmo assim, o ex-presidente disse estar satisfeito com a disposição de Dilma de cortar gastos, de se afastar da iniciativa de Lula de se aproximar do Irã, e de endurecer a posição brasileira em relação à China.
“Ela tem algumas visões diferentes de Lula e para mim isso é uma surpresa”, disse FHC em entrevista em 3 de fevereiro na sede do Instituto Fernando Henrique Cardoso em São Paulo. “O ponto de partida não foi negativo.”

Desde que assumiu a presidência em 1º de janeiro, Dilma se comprometeu a conter os gastos do governo, que deram um salto de 22,4 por cento no ano passado. Essa expansão coincidiu com a campanha de Lula para eleger Dilma e ajudou o País a ter o maior crescimento econômico em mais de duas décadas. Na última quarta- feira, o governo anunciou um corte de R$ 50 bilhões no orçamento deste ano para ajudar a conter a inflação.

“Basta olhar para os números para saber que é preciso ser mais firme com o gasto público”, disse FHC, que foi presidente de 1995 a 2002. “Lula preferiu não dar atenção aos números. Ela é uma economista”, disse o ex-presidente que, como ministro da Fazenda em 1994, fez cortes de gastos que ajudaram a domar uma inflação de 4.922 por cento ao ano.

FONTE:
EXAME.COM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...