Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COMISSÃO DE SAÚDE APROVA DEBATE SOBRE SITUAÇÃO DO HOSPITAL WALTER CANTÍDIO




A Comissão de Seguridade Social e Saúde aprovou nesta quinta-feira (17/02), no Complexo de Comissões Técnicas, três requerimentos, sendo dois de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB) e um do deputado Fernando Hugo (PSDB).

Os dois parlamentares requerem a realização de uma audiência pública conjunta com a Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados com o intuito de debater a situação financeira do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará. O debate será agendado.

O deputado Carlomano Marques, presidente da comissão, destacou a importância da matéria, ressaltando a necessidade de se discutir para que, a partir “da compreensão e decodificação do sistema, nós possamos sugerir e contribuir para uma equação equilibrada”. O parlamentar lamentou alguns problemas pelos quais passam o sistema de saúde do Estado, citando a superlotação nas emergências dos hospitais, em especial a do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

O deputado Antônio Granja (PSB) reforçou a relevância de se discutir a questão, argumentando que o HUWC é “um exemplo em nível de Brasil”. “Espero que possamos dar uma grande contribuição”. Já o deputado Heitor Férrer (PDT) disse que o hospital realmente passa por “um caos” em termos de dívidas e questionou o motivo, já que recebe investimentos do Governo Federal.

Outro requerimento deliberado foi solicitado pelo deputado Lula Morais, que pede a realização de um debate alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia, comemorado dia 17 de abril.

Na oportunidade, Carlomano Marques comunicou dois convites recebidos pelo Colegiado. Um é de iniciativa da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, que convida os parlamentares para participar, no próximo dia 24, às 8h30, na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), do debate com o intuito de propor a reabertura da emergência do Hospital das Clínicas Walter Cantídio. A discussão é de autoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE).

O segundo é do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), que convida para a audiência a ser realizada amanhã (18/02), às 9h30, com a finalidade de debater a situação do Instituto José Frota (IJF), requerido pela vereadora Toinha Rocha (PSOL).
LS/CG

FONTE:
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...