Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SECRETÁRIOS PRESTAM CONTAS COM VEREADORES



Vereadores José Maria(Secretário), Pedro Baquit(Vice-Presidente) e Secretário Carlinhos. Foto: Edgardo Moraes

QUIXADÁ - Uma manhã dedicada a prestações de contas e explanação de novos projetos por parte do poder executivo. Três secretários municipais participaram da sessão e esclareceram as dúvidas dos parlamentares sobre diversos assuntos, em especial na área de Urbanismo
A sessão iniciou, na sexta, 17 de feveiro, com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlinhos Vitorino. O gestor fez uma rápida reflexão sobre sua atuação na política municipal e apresentou os projetos e ações da sua pasta. Dentre estas, as primeiras obras de recuperação de ruas, avenidas e desobstrução de esgotos, a exemplo da Av. José Caetano onde a Prefeitura realiza uma grande operação indo desde a limpeza dos esgotos à recuperação asfaltica e a possibilidade da construção de uma ciclovia. Em seguida, Carlinhos respondeu várias perguntas dos vereadores que, mais uma vez, questionaram os problemas deixados pela execução das obras do Sanear II e da Nova Adutora, ambas de responsabilidade do Governo do Estado, através de empresas contratadas.

Dentre as indagações, a vereadora Maria Irísdalva (Dadá) quis saber sobre o projeto da recuperação da entrada da cidade. Carlinhos explicou que, na entrada da cidade, foi feito apenas uma obra paliativa. “Retiramos o material de baixa qualidade como borrachudo, mas, todas as providenciam junto ao Governo do Estado já foram tomadas e muito em breve uma empresa que já executa um serviço na região fará a recuperação completa de toda a via”, afirmou.

 
Já o parlamentar Cesar Augusto pediu explicações sobre a paralisação da construção do Parque Ecológico Lagoa dos Monólitos. Em resposta, o secretário disse que o projeto está sendo atualizado. “Estivemos com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e abrimos um diálogo no sentido de atualizar a planta do projeto original. Essas atualizações já foram feitas pelo nosso engenheiro, os recursos estão assegurados e é só questão de tempo para ter as obras reiniciadas”, disse.

O vereador Cí Xavier questionou agilidade no processo de coleta de entulhos. O secretário explicou que atualmente é realizada pela empresa contratada. “Já conversei com um empresário do ramo da construção civil, que pretende instalar um sistema regular de coleta dos entulhos, inclusive disponibilizando o tele entulho. As pessoas irão ligar e em curto espaço de tempo terão o material recolhido”, completou.

Por fim, a parlamentar Adriana Severo usou a fala para parabenizar o gestor pelo bom trabalho na limpeza urbana, sobretudo nas ruas próximas a Agencia da Caixa Econômica Federal no Centro da cidade.

Carlinhos agradeceu a oportunidade colocando-se disponível para dialogar. “Estamos à disposição de todos os vereadores e da população quixadaense. A Câmara já me conhece e sabe que sou um secretário que sempre gostei de responder requerimentos, seja ele positivo ou negativos, pois é uma orientação que o prefeito Rômulo tem nos dado”, afirmou.

A presidente do Instituto de Previdência do Município, Dra. Gardênia Moreira, e o secretário de Planejamento e Finanças Hernando Queiroz também participaram da sessão. Esclareceram as dúvidas sobre o projeto de Lei 001/2011 de autoria do poder executivo que solicitou a abertura de crédito adicional ao orçamento com o objetivo de organizar a dotação. O mesmo foi votado pela Câmara no mês de novembro e logo, em seguida, a Secretaria do Tesouro Nacional baixou duas portarias dando ao IPMQ a responsabilidade de uniformizar a contabilidade no serviço público, diante dessa realidade a Prefeitura teve que alterar e adaptar o elemento de despesa.

FONTE:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...