Pages

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PROJETO SUGERE CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES




Começa a tramitar nesta terça-feira (15/02), na Assembleia Legislativa, projeto de indicação de autoria do quarto secretário da Casa, deputado Teo Menezes (PSDB), sugerindo ao Governo do Estado a criação do Programa de Capacitação de Professores. Com isto, ele pretende modernizar os currículos dos educadores cearenses.

A ideia é elaborar materiais que orientem os profissionais em suas respectivas áreas para temas transversais serem discutidos em sala de aula. O parlamentar especifica temas transversais como: planejamento familiar, acidente de trânsito, uso de drogas, ética, moral e cidadania.

Citando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Teo pontua as áreas do conhecimento em que estas discussões devem acontecer: linguagem, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

As despesas decorrentes da vigência da lei serão cobertas pelo Orçamento Estadual. “Certamente ainda se trabalha o conteúdo de modo fragmentado, sem nenhum sentido para o aluno. É importante relacioná-los com o mundo em que se vive ou continuaremos a ouvir desses alunos: 'para quê me servem esses conteúdos’”, argumenta o tucano.

Para ele, este ensino dissociado aumenta a falta de motivação dos jovens, a evasão escolar e, consequentemente, a repetência. Por conta disto, o deputado destaca a capacitação dos professores como uma medida emergencial. “A desatualização contribui para cursos defasados e em desarmonia com a realidade do aluno. A qualidade do ensino é reflexo disto: a escola ensina, o aluno aprende e a cidadania fica garantida”, avalia.
BC/AF

FONTE:
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...