Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BANCO DE ALIMENTOS PROMOVE EDUCAÇÃO ALIMENTAR


Banco de Alimentos. Foto: Edgardo Moraes
Educar as famílias para terem hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis tem sido uma das principais metas do Banco de Alimentos de Quixadá.
Após um ano da data de sua inauguração, o Banco de Alimentos já é considerado referência para os municípios da região e está à disposição das famílias quixadaenses, sobretudo dos agricultores familiares e integrantes de ONG`S e projetos sociais.

O órgão ligado a Secretaria do Desenvolvimento Social atua no combate à fome, com melhoria no estado nutricional da população beneficiada e na realização de atendimento gratuito aos projetos sócias da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), ONG´S, Creche Rainha da Paz, Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ) e Comunidade Novos Horizontes através da doação dos alimentos comprados da Agricultura Família por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) que em 2010 adquiriu e distribuiu cerca de 14 mil quilos de alimentos.



O programa destina até 9 mil reais para cada produtor rural, sendo que os recursos vão de acordo com a produção individual. A única exigência para a venda dos programas da agricultura familiar é a posse da Declaração de Aptidão da Agricultura Familiar (DAP) que o produtor pode conseguir na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATER-CE) ou na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá (SPTERQ) Após isso o produtor terá a sua disposição uma conta no Banco do Brasil para o reembolso dos valores investidos na venda dos produtos para o Banco de Alimentos.

Atualmente cerca de 30 produtores participam do Programa, e vendem de tudo um pouco. O frango, carne suína e hortaliças vem do Assentamento Jerusalém e do Horto Florestal no Açude Cedro. Já os ovos de galinha caipira e os deliciosos bolos do distrito de Tapuiará, a nutritiva farinha de mandioca da comunidade de Marizeiro na Várzea da Onça, dentre outros alimentos produzidos pelo homem do campo livres da utilização de agrotóxicos. Antes de chegarem a seu destino final, os produtos recebem inspeção sanitária e nutricional pelo Banco de Alimentos.

Os agricultores também participam de várias capacitações e missões técnicas, como Cursos de Manipuladores de Alimentos em Boas Práticas de Fabricação realizado no maciço de Baturité com 60 participantes e no Sertão Central com 90 agricultores. Somente no mês Mundial da Alimentação, ou seja, em outubro de 2010 foram realizados nos bairros e distritos 22 seminários voltados para a temática da Segurança Alimentar que incluiu em sua programação uma atividade da Praça José de Barros, com a presença dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) na promoção de ações como avaliação do peso, avaliação nutricional, orientação alimentar entre outros. Em 2011, a meta é fazer mais de 60 novos seminários e campanhas educativas junto aos veículos de comunicação local.

Ainda em outubro o órgão participou da organização das gincanas escolares em comemoração ao dia do município, onde foram arrecadados 1.100 quilos de alimentos, posteriormente doados para as famílias assentadas na antiga fazenda lavoura.

Dona Albaniza Sales, 71, é aposentada e demonstra exemplos de coragem e determinação “Eu não tenho preguiça de trabalhar, tenho a minha pequena plantação de cheiro verde, todos os dias eu rego e cuido delas como se fossem minhas filhas. Aproveito para ter uma renda extra no final do mês”, disse a senhora moradora da comunidade Junco Novo Distrito de Custódio.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) – Sr. José Bastos, lembra dos benefícios conquistados após a implantação do Banco. “Um dos nossos sonhos é combater a fome, e estamos no caminho certo, porém somos sabedores que temos que avançar mais dentro das politicas públicas do Ministério do Desenvolvimento Social, porque quanto mais programa virem para Quixadá teremos mais desenvolvimento”.

Já para a nutricionista e gerente do Banco de Alimentos, Rosangela Andrade avalia que as ações estão tendo impacto no campo da informação. “Enquanto eu ver a necessidade de educar, estarei fazendo, pois me preocupo com o estado nutricional e habito alimentar que tem que ser mudado. Infelizmente o planeta está gordo. O índice de obesidade aumenta cada vez mais e agente precisa acompanhar esse ritmo de mudanças, por isso a nossa preocupação. Estamos aqui a inteira disposição da população para orientar como se preparar e produzir um alimento saudável”.

As ações do Banco de Alimentos contam com as parcerias do Instituto Agropolos, Instituto Antônio Conselheiro, PRONAF e PETROBRAS.

FONTE:
http://www.quixada.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...