Pages

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

QUIXARAMOBIM FORMA PRIMEIRA TURMA DE TECNÓLOGOS EM AGRONEGÓCIOS

Foto:centec/ed.hermilton - Tecnólogos em Agronegócio


QUIXERAMOBIM - Os primeiros Tecnólogos em Agronegócio do Nordeste, acabam de concluir o curso pela Faculdade de Tecnologia do Sertão Central - FATEC Sertão Central. O grupo que realizou o vestibular em 2008, teve o privilégio de capacitarem-se qualificando para atuar em diversas áreas na cadeia produtiva do agronegócio.

Curiosidades

A história dos cursos de tecnologia no Brasil remonta o final dos anos 60 e início dos 70, no âmbito federal de ensino e no setor privado e público, na cidade de São Paulo, quando aconteceram as primeiras experiências nesse sentido.
O primeiro curso superior de tecnologia foi criado no Brasil no ano de 1969, na FATEC - SP, de Construção Civil, nas modalidades: Edifícios, Obras Hidráulicas e Pavimentação. Tais cursos foram reconhecidos pelo MEC em 1973.
Durante a década de 70, essa modalidade de ensino passou por um período de crescimento, quando em 1979, o MEC mudou a política de estímulo à criação de cursos de tecnologia nas instituições públicas federais, sendo, os mesmos, extintos a partir dos anos 80. Em 1998, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, ressurgem os cursos superiores de tecnologia, com nova legislação, que respondia às necessidades e demandas educacionais na sociedade brasileira.
Na tentativa de aprimorar, fortalecer e dar mais prestígios aos cursos superiores de tecnologia, foi elaborado pelo Ministério da Educação, em 2006 o Decreto n° 5.773/06, que estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esse documento, elaborado por profissionais da educação serve como guia para estudantes, educadores, instituições ofertantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, empregadores e o público em geral.

Tecnólogo em Agonegócio

Tecnólogo em agronegócio é o profissional formado em curso superior de tecnologia em agronegócio, que se enquadra nos cursos da área de tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aqüícola e pesqueira. Esse profissional é quem viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Também é de responsabilidade desse profissional prospectar novos mercados, analisar a viabilidade econômica de projetos, identificar alternativas de captação de recursos. O tecnólogo em agronegócio também estuda e realiza o beneficiamento, logística e comercialização dos produtos do agronegócio. É importante  que esse profissional esteja atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, a fim de definir investimentos, insumos e serviços visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.

Aréa de Atuação e Especialidades

Esse profissional trabalha no gerenciamento do processo produtivo agropecuário e na gestão de projetos ligados ao agronegócio. Geralmente, esse profissional atua em grande fábricas e corporações donas de marcas de produtos agropecuários, em fazendas, em centros produtores, institutos de pesquisas científicas e tecnológicas na área, em instituições de ensino superior como pesquisador ou professor universitário, como consultor de agronegócios, entre outros.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, visto que, o Brasil é um país de economia muito baseada, ainda, nos produtos primários e na produção de alimentos. A crescente preocupação com a qualidade de vida e com a saúde também impulsionam essa área, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.


Esta primeira tuma de 23 novos Tecnólogos em Agronegócios, que pretendem ser o diferencial neste Nordeste de muitas oportunidades e com uma base sólida realizada no berço leiteiro de Quixeramobim e com uma pespectiva de realizarem-se profissionalmente colocando em prática todas as teórias vista em sala de aula.


FONTE:
www.quixeramobim.ce.gov.br




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...