Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

QUIXADÁ: PARTE NA FRENTE COM ESTRUTURA PARA RECEBER O HOSPITAL REGIONAL

Os quixadaenses se mobilizam para conquistar o terceiro Hospital Regional do interior do Estado do Ceará.


Quixadá-O prefeito Rômulo Carneiro se reuniu, na quarta, 26 de janeiro, com várias autoridades, representantes da população, secretários e instituições como Faculdade Católica; Hospital Eudásio Barroso; Maternidade Jesus, Maria e José; Centro de Hemodiálise do Ceará (Hemoce), associações e outros órgãos e entidades. Após ampla discussão e definição das tarefas, cada participante se prontificou a elaborar um documento expondo os motivos pelos quais o Hospital Regional, deverá ser implantado em Quixadá.

As cidades pretendentes deverão fazer uma apresentação de motivos pelos quais seu município merece receber a unidade hospitalar. Os municípios apresentarão por toda essa semana, à Secretaria de Saúde do Estado, um terreno em um local bem estratégico, para que o órgão possa analisar a viabilidade em loco.

O terreno oferecido pela cidade de Quixadá possui excelente acessibilidade, ficando localizado na Rua Juvêncio Alves de Oliveira nas proximidades da BR-122 e a poucos quilômetros das principais instituições públicas e privadas, dentre elas na área da saúde, como é o caso do Hemoce (há 1,98 Km) e Policlínica que se encontra em construção (há 3,28 Km). O terreno fica quase ao lado do Aeroporto Regional, distante apenas 2,27 Km . Outro ponto favorável é a possível aprovação do curso de Medicina para a Faculdade Católica Rainha do Sertão, que já possui cursos na área da saúde como Enfermagem, Biomedicina, Odontologia e Fisioterapia.

O Hospital Regional será de grande porte, assim como o do Cariri e Sobral. Terá atendimento de urgência e emergência, de média e alta complexidade, cirurgia geral, clínica médica, traumatologia, ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

O investimento estimado é 96 milhões de reais. Serão 294 leitos, 74 enfermarias, sendo 51 de emergência, 20 de UTI adulta, 15 de cuidados semi-intensivos.

A mobilização dos quixadaenses pelo Hospital Regional teve inicio assim que se encerrou o período eleitoral, quando na oportunidade a Secretaria de Comunicação e Mobilização Social atendendo a solicitação do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, firmou parceria com a Secretaria de Saúde e juntas iniciaram uma campanha, onde coletou milhares de assinaturas através de um abaixo assinado. Na época, o então secretário de Comunicação, Carlos Augusto, também concedeu entrevistas para a Rádio Cultura AM explicando a importância do envolvimento de cada cidadão no movimento.
 
FONTE:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...