Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GOL PODERÁ ESTAR INTERESSADA NA PRIVATIZAÇÃO DA TAP

A companhia aérea brasileira poderá entrar na corrida pela TAP, juntamente com fundos de private equity, avança o jornal "DCI".

Brasília - A brasileira Gol poderá estar interessada em participar no processo de privatização da TAP, segundo o jornal "DCI". Incomodada com a associação entre sua grande rival, a TAM, e a chilena LAN, a Gol Linhas Aéreas estuda adquirir a empresa portuguesa de aviação, refere o mesmo jornal.

O governo português já manifestou interesse em vender no mercado uma parte da TAP, mas até agora ainda não encontrou uma conjuntura financeira favorável que lhe permitisse realizar o encaixe pretendido.

Segundo fontes da própria Gol, a família Constantino, que controla a companhia, vem mantendo contatos com o presidente da TAP, Fernando Pinto, brasileiro e ex-executivo da Varig.

No entanto, embora ainda não haja um valor para a operação, a Gol não parece disposta a entrar isolada na disputa. Os Constantino pretendem adquirir a TAP em conjunto com fundos de private equity, escreveu o "DCI".

A Gol não estará correndo só: a Qatar Airways, a Lufthansa e a International Airlines Group (IAG, fusão da British com a Iberia) também teriam sondado o governo português acerca da operação.

Do ponto de vista operacional, a compra da TAP colocaria a Gol em um patamar superior em termos de porte. A companhia - que hoje voa só para a América do Sul - teria enfim uma malha internacional de fôlego, e seguiria os passos da TAM.

A TAP voa para mais países do que a Gol. Além disso, atualmente a TAP é a transportadora aérea com mais rotas entre o Brasil e o continente europeu - geralmente mais lucrativas que as demais.

FONTE:
PORTUGAL DIGITAL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...