Pages

domingo, 30 de janeiro de 2011

DEPUTADA TETRAPLÉGICA VAI USAR MOVIMENTOS DOS OLHOS PARA VOTAR PROJETOS

Sem os movimentos do pescoço para baixo desde 1994, quando sofreu um acidente e ficou tetraplégica, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP) usará o movimento dos olhos para votar as propostas discutidas na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira (31), a tucana vai a Brasília testar um sistema desenvolvido especialmente para ela.


O equipamento será adaptado ao sistema de votações da Casa e reconhece movimento dos olhos ou expressões faciais da deputada. Um sistema semelhante já era usada por Mara na Câmara dos Vereadores de São Paulo, onde ela deu expediente até o fim do ano passado.

Mara conta que o computador que será usado por ela em Brasília foi enviado pela Câmara Municipal, mas precisou de algumas adaptações.

- Na Câmara dos vereadores a gente tem as opções sim, não ou abstenção. Lá [na Câmara dos Deputados] temos sim, não, abstenção, obstrução ou impedimento. Lá tem votação secreta, na municipal não.

Além do equipamento, Mara também cobrou da Câmara um acesso para cadeirantes à tribuna do plenário. A pressão surtiu efeito e a Câmara instalou uma plataforma elevatória ao lado do púlpito.


Sistema reconhece movimento dos olhos para que deputada possa votar Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...