Pages

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

QUIXADÁ MOBILIZA-SE NA LUTA CONTRA A DENGE

A Secretaria Municipal da Saúde através da vigilância á saúde vem realizando diversas ações de educação e combate ao mosquito transmissor da dengue.

Não muito diferente da realidade dos outros municípios, Quixadá enfrenta um período de preocupação em relação à dengue. O atual índice de infestação é de 6.86%, ou seja, de cada 100 casas seis possuem focos. Ao todo são 21.710 imóveis visitados na zona urbana, distribuídos em 17 Bairros de acordo com a planilha da coordenação de endemias, utilizando mais de dois mil quilos de larvicida nos depósitos que acumulam água. O número é preocupante, porém a Secretaria de Saúde realiza estratégias junto aos 33 agentes sanitaristas e profissionais do Programa Saúde da Família.

Dentre as estratégias estão: visitas domiciliares dos agentes sanitaristas realizando pesquisa vetorial e tratamento dos reservatórios de água, que acontecem no mínimo seis vezes ao ano; visitas da Equipe do Programa Saúde da Família por meio das agentes comunitárias de Saúde, a empresas e imóveis reincidentes com focos do mosquito com distribuição de material educativo e eliminação de criadouros, além de veiculação de spots educativos em carros de sons e entrevistas para emissoras de rádios.

O telamento das caixas d’água é realizado em parceria entre a Prefeitura e a comunidade, onde a população compra o material necessário e a Secretaria oferece a mão de obra. Sendo o telamento completo por parte da Prefeitura em alguns locais estratégicos, levando em consideração a condição socioeconômica de cada família.

Juliana Câmara, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, lembra que as ações de combate ao vetor exigem além das medidas apresentadas, um pleno envolvimento da população. De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria Municipal da Saúde 95% dos focos estão dentro das residências o que para a coordenadora mostra que a população precisa se apropriar de suas responsabilidades, compreendendo papéis e unindo forças principalmente no que diz respeito ao cuidado com seus reservatórios. “Essa atitude é determinante para o bom resultado das ações uma vez que a dengue se combate com a ajuda de todos”, finalizou Juliana.

Contato: (88) 3414 4567 – Centro de Controle de Zoonose


FONTE: 
http://quixada.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...