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segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

BRASIL ENCERRA DEZEMBRO COM VENDA RECORDE DE VEÍCULOS


SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em dezembro bateram o recorde histórico de março de 2010, reforçando o bom momento do setor que tem apostado em aumento de capacidade produtiva para atender ao aumento de demanda.
Segundo fonte com acesso aos números, as vendas de automóveis e comerciais leves no país em dezembro somaram 361,3 mil unidades, uma expansão de 16 por cento sobre novembro e salto de 30 por cento sobre o mesmo mês de 2009. O desempenho ocorreu mesmo com o Banco Central tomando medidas no início do mês passado para enxugar liquidez da economia e conter a inflação.
"Houve um certo incentivo das empresas para desovar estoques e antecipação de compra devido às medidas do Banco Central", afirmou o professor de economia Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios.
Ele considerou o resultado do mês passado como "um pouco exagerado" em termos de capacidade das montadoras de atender ao mercado. "Vai ser necessária uma estabilização, pelo menos em 2011, para que as empresas possam adequar sua capacidade de oferta ao crescimento da demanda", comentou.
Entre as medidas adotadas pelo BC está o aumento no nível de compulsório exigido dos bancos para financiamentos à pessoa física com prazos acima de 24 meses. Antes da decisão do BC, o prazo médio de financiamento de veículos estava em 42 meses.
"As concessionárias acabaram mantendo algumas das condições de financiamento no final de 2010, mas as medidas do BC começarão a fazer efeito agora", disse Leite, que aposta em queda ou estabilidade das vendas no primeiro trimestre de 2011 sobre um ano antes.
Após dezembro, 2010 se consolida como ano com melhor desempenho da história da indústria automotiva no país, com vendas de 3,33 milhões de automóveis e comerciais leves no mercado interno, crescimento de 10,6 por cento sobre 2009. O volume anual confirma expectativa da indústria sobre o quarto recorde anual consecutivo nas vendas do setor.
Para 2011, a associação de montadoras de veículos Anfavea espera renovação do recorde visto em 2010, para 3,63 milhões de veículos --incluindo também caminhões e ônibus.
FIAT LIDERA, GM E FORD AVANÇAM
Embora a Fiat tenha mantido a liderança do setor em 2010, General Motors e Ford apresentaram os maiores crescimentos percentuais de vendas entre as quatro principais montadoras de veículos instaladas no Brasil.
A montadora italiana encerrou 2010 com vendas de 760.495 automóveis e comerciais leves no país, alta de 3,2 por cento sobre o volume vendido em 2009 e se aproximando do limite de sua capacidade produtiva atual de cerca de 800 mil unidades anualmente.
Diante do quadro, a Fiat anunciou no final de 2010 investimento de 3 bilhões de reais para construir sua segunda fábrica de automóveis no Brasil, com capacidade para 200 mil veículos por ano. A empresa espera ter vendas de 1 milhão de carros por ano no Brasil até 2014, em um momento em que a competição se acirra com a chegada de novas montadoras asiáticas ao mercado interno, como a chinesa Chery.
A Volkswagen comercializou 700.354 veículos em todo o ano passado, crescimento de 2,3 por cento sobre 2009, conforme os dados obtidos com a fonte. A General Motors registrou 657.700 emplacamentos, expansão de 10,4 por cento. A Ford fechou o ano com 336.281 unidades vendidas, alta de 10,6 por cento.
A associação que representa os concessionários de veículos, Fenabrave, apresentará dados de vendas em dezembro e de 2010 do setor na quarta-feira, dia 5. Já a Anfavea apresentará um balanço da indústria, também incluindo produção e exportações, na quinta-feira, dia 6.

FONTE:
Agência Reuters

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