Pages

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

GUARDA MUNICIPAL UTILIZA PISTOLAS QUE PARALISAM INFRATORES

A Guarda Municipal de Fortaleza começou, nesta quarta-feira (5), a utilizar nos terminais de ônibus, pistolas que paralisam infratores.

A Taser possui um nível leve de choques, e emite ondas eletromagnéticas que imobiliza a pessoa detida, que permanece lúcida, porém não consegue controlar o próprio corpo.
 
O disparo do novo equipamento atinge até 10 metros, mas a pistola também tem efeito se encostada no corpo, por isso serão feitos monitoramentos para que nenhum tipo de excesso aconteça.

Mais segurança para população
 
50 guarda municipais foram treinados

Segundo o diretor-geral da Guarda Municipal, Aurimar Rocha a pistola paralisa o infrator com disparos que não causam lesões ou hematomas. O efeito da descarga dura cerca 2 minutos, até a detenção da pessoa que foi abordada. 
Arimar Rocha, ainda afirma que a Taser tem como objetivo trazer mais segurança para o Guarda Municipal, o Polícial Militar, a população e preservar a integridade física do agressor. 

A pistola será utilizada nos terminais de Fortaleza durante 24 horas por dia, por 50 guardas municipais que foram treinados. Cada plantão nos terminais possuem 2 guardas treinados e credenciados para utilizar o equipamento, que é mais especifico para ocorrências que envolvam pessoas usando algum aterfato que venha a agredir.
 
Pistolas serão auditadas

As pistolas possuem um sistema que permitem serem auditadas mensalmente, dessa forma a corregedoria da Guarda Municipal saberá como o equipamento foi usado e o período que foi utilizado. A audição ajudará na investigação do uso indevido da arma, garantindo se a pistola foi utilizada ou não.  
Até o momento, 200 Guardas Municipais foram treinados para o uso da pistola Taser. De acordo com o diretor-geral da Guarda Municipal, ainda no 1º semestre, 300 pistolas serão adquiridas pela Prefeitura e mil guardas serão treinados.
A meta é capacitar e abastecer todo o efetivo da Guarda Municipal com as pistolas até o final de 2012. 

FONTE: 
PORTAL VERDES MARES

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...