Pages

sábado, 8 de janeiro de 2011

CÚPULA AMÉRICA DO SUL E PAÍSES ARABES MARCA INICIO DA AGENDA INTERNACIONAL DE DILMA

Foto: Agência Brasil

A III Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América do Sul e de Países Árabes (Aspa), que será realizada no próximo dia 16 fevereiro, marcará o início da agenda internacional da presidenta Dilma Rousseff. A cúpula, que acontece em Lima, no Peru, é um mecanismo de cooperação interregional e um fórum de coordenação política cujo objetivo é aproximar os líderes das duas regiões - nas áreas política, econômica e cultural. 
O encontro será uma oportunidade de contato da presidenta com líderes da América Latina e do mundo árabe, afirmou o embaixador Antonio de Aguiar Patriota, em seu discurso de posse como ministro de Relações Exteriores do Brasil. Na ocasião, ele informou que haverá um compromisso de intensificar a "cooperação e o diálogo com o continente-irmão". 
O pensamento de Patriota em defesa do multilateralismo vem sendo explicitado desde que assumiu a assumiu Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores, quando afirmou que, como consequência indireta da crise econômica que abalou o mundo em 2008, vivemos a era do fim dos dogmas. 
“Neste mundo mais pluralista, o Brasil se situa na vanguarda dos acontecimentos, demonstrando capacidade de promover novas sínteses e evitar falsas opções. É assim que temos sido capazes de conjugar crescimento econômico e distribuição de renda, fortalecimento do Estado e aprimoramento da economia de mercado, aprofundamento de nossas raízes democráticas e abertura para o mundo”, disse naquela ocasião. 
Nesta sexta-feira (7), o Itamaraty informou que os jornalistas interessados em fazer a cobertura da III Cúpula Aspa, em Lima, deverão requerer seu credenciamento diretamente com os organizadores do evento, até o prazo final de 5 de fevereiro, por meio de formulário online. 
Informações adicionais sobre a cobertura jornalística do evento podem ser obtidas no link
Informações sobre vistos e vacinas devem ser obtidas junto às representações consulares da República do Peru. 
“Solicita-se aos profissionais de imprensa que, ao requererem seu credenciamento, também informem à Assessoria de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, por meio do endereço eletrônico: credenciamento.mre@gmail.com, seus nomes, funções, meios de comunicação, e-mails e telefones de contato”, acrescenta o MRE.

FONTE: 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...