Pages

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ESTADO INVESTE 9,5 MILHÕES EM QUALIFICAÇÃO TURISTICA


Criado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o “Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo” é o maior conjunto de cursos voltados para o desenvolvimento da cadeia produtiva já realizado no Ceará. Para as atividades de qualificação profissional, estão previstos 303 cursos a serem realizados até junho de 2011, quando o Programa será encerrado. Já em relação as qualificações destinadas ao setor empresarial, serão realizados 698 cursos gerenciais até o próximo semestre. Entre as regiões beneficiadas estão a capital Fortaleza e os municípios do litoral leste, oeste, e Carri. Ao todo, foram investidos R$ 9.509.388,68, oriundos oriundos do Ministério do Turismo, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Governo do Ceará. O valor irá beneficiar 10.902 profissionais, gestores e empresários serão beneficiados.

Cursos de Qualificação Profissional
Para as atividades de qualificação profissional, até o final de 2010 foram concluídos 190 cursos voltados para a capacitação de mão-de-obra, o que significa um total de 4.750 pessoas melhor preparadas para o mercado e trabalho.

Somente em Fortaleza, foram realizados 135 cursos de capacitação, o que totaliza 3.375 pessoas aptas a trabalhar no setor turístico. As capacitações foram distribuídas entre as funções de garçom, barman, maitre, camareira e arrumadeira, cozinheiro polivalente, capitão porteiro, aperfeiçoamento de guia turístico, padeiro e confeiteiro, chefe de cozinha, motorista de veículos turísticos, recepcionistas e agentes de turismo. Os cursos foram ministrados, dentre locais, no Centro de Turismo (antiga EMCETUR), no Mercado Central, no Centro das Tapioqueiras, no Centro de Artesanato da CE-040, na Miami Cozinhas, na Unidade Senac Turismo, no Norte Shopping, e na praça de alimentação do Shopping Iguatemi. Os alunos também tiveram acesso a aulas realizadas nos restaurantes Colher de Pau, Sirigado, Pasto & Pizza, Cais Bar, Coco Bambu e Cabana Del Primo.

Em relação ao litoral oeste cearense, os municípios de Itarema, Aquiraz, Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Viçosa do Ceará, Amontada, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Itapipoca e Camocim totalizaram, juntos, a conclusão de 55 cursos de qualificação profissional, ou seja, cerca de 1.375 pessoas beneficiadas.

Cursos de Qualificação Empresarial
Em relação aos cursos de qualificação empresarial, já foram realizados 72 cursos para empresários, gerentes e supervisores dos seguintes municípios de Aquiraz, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba (sede e Lagoinha), Trairi (sede, Mundaú, Flecheiras), Itapipoca (sede e Baleia), Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim (sede, Tatajuba e Maceió). Outras 626 ações estão programadas para ocorrerem até junho de 2011.

O Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo, criado pela Setur, é executado pelo Senac e pelo Sebrae, ambos vencedores de licitações. Os conteúdos dos cursos oferecidos são de caráter de aperfeiçoamento de mão-de-obra e de qualificação de gestão empresarial para o setor turístico e devem fortalecer economicamente o Ceará, gerando emprego e renda nas cidades onde são realizados. Para estas atividades foram investidos, ao todo, R$ 9.509.388,68 oriundos do Ministério do Turismo, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Governo do Ceará.

Os cursos são disponibilizados da seguinte forma:


303 Cursos de Qualificação Profissionalizante 
(Fortaleza, Litoral Leste, Oeste e Região do Cariri)

Realizados 
(até dezembro/10)
    
190 
Previstos para iniciar em 2011
  
113 
Nº de pessoas beneficiadas 
(ao todo) 
7.575
        
 
794 Ações de Qualificação empresarial 
(Litoral Oeste, Leste e Região do Cariri)

Realizados  
(até dezembro/10) 
     
72
Previstos para iniciar em 2011
   
 626
Nº de pessoas beneficiadas 
 (ao todo) 
  
3.327
 
FONTE: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês (85 3101.4661 / carmeninesm@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...