Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VOLUMES DE VENDAS NO COMÉRCIO CRESCE 0,4% EM SETEMBRO EM RELAÇÃO AO MÊS ANTERIOR

Foto: Cleumio Pinto

Rio de Janeiro - O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 0,4% em setembro deste ano, em relação ao mês anterior. Já a receita nominal teve um aumento de 0,9%. Em agosto, o crescimento havia sido de 1,9%, tanto no volume de vendas quanto na receita. Os dados constam na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do resultado positivo em setembro, apenas quatro das dez atividades pesquisadas apresentaram aumento no volume de vendas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,8%); móveis e eletrodomésticos (1,1%) e combustíveis e lubrificantes (1,0%).
Já os setores que apresentaram redução no volume de vendas são hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%); tecidos, vestuário e calçados (-0,2%); material de construção (-0,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,7%); veículos e motos, partes e peças (-0,8%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,2%).
Comparando setembro deste ano com setembro de 2009, o crescimento foi de 11,8% no volume de vendas e de 15,2% na receita nominal. No acumulado do ano, os aumentos foram respectivamente de 11,4% e 14,4%. Já no acumulado de 12 meses, o volume de vendas cresceu 10,7% e a receita, 13,7%.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...