Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A FORÇA JOVEM DE TRABALHO

44% dos jovens da Região Metropolitana de Fortaleza estão inseridos no mercado de trabalho
71,4% dos jovens inseridos no mercado de trabalho, encontram-se na condição de assalariados, 17% trabalham como autônomos e uma parcela de 8,1% deles está inserida no trabalho doméstico. Dentre os jovens com carteira assinada, 71,2% têm ensino médio, 16,8% estão no ensino fundamental e 11,8% cursam ou possuem o ensino superior.

Segundo o estudo População e Mercado de Trabalho – Olhares sobre a Região Metropolitana de Fortaleza, divulgado hoje (10/11), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), estas oportunidades surgem com mais intensidade entre as micro e pequenas empresas, apesar de se reconhecer a importância das médias e grandes na geração de empregos para os jovens.
A condição de frequencia à escola revela que 54,1% dos jovens estão ausentes da sala de aula e apenas 45,8% frequentam uma escola. Considerando as atividades juvenis, registra-se que 33% dos jovens apenas estudam, 32% apenas trabalham, 12% trabalham e estudam e 23% não trabalham e não estudam.
Neste sentido, o presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz, ressalta os diversos Programas e Projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para esta parcela da população, tais como os ProJovens Urbano, o Primeiro Passo e o Juventude Empreendedora, que oportunizam vivências e conhecimentos que possibilitam agregar mais ferramentas para o mercado de trabalho.

FONTE: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO - IDT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...