Pages

sábado, 13 de novembro de 2010

FORÇA NAVAL DA ONU COMANDADA POR BRASILEIRO NO ORIENTE MÉDIO


A Força Interina das Nações Unidas no Líbano, (Unifil, na sigla em inglês) foi criada em 1978 pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) após a invasão israelense no Líbano. O objetivo da missão é garantir o fim das hostilidades no Líbano e a segurança na região sul do país, fronteiriça com Israel.
Com o encerramento da Guerra do Líbano em 2006, a Unifil tem se dedicado a manter a paz na região, ajudar na distribuição de ajuda humanitária aos civis e favorecer a volta dos refugiados. O mandato da Força Interina, que conta com cerca de 15 mil soldados de mais de 30 países, expira em 31 de agosto de 2011.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil participa, atualmente, de nove operações de manutenção da paz com cerca de 2200 militares e policiais.
Missões
Desde 1948, o Brasil participou de mais de 30 operações de manutenção da paz, com mais de 17 mil homens. Integrou operações na África (entre outras, no Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda, Sudão), na América Latina e Caribe (Haiti, El Salvador, Nicarágua, Guatemala), na Ásia (Camboja, Timor-Leste) e na Europa (Chipre, Croácia).
Embora tenha enviado militares e policiais em diversos casos, o Brasil cedeu tropas apenas a cinco operações, isto é, unidades militares formadas: Suez (Unef I), Angola (Unavem III), Moçambique (Onumoz), Timor-Leste (Untaet/Unmiset) e Haiti (Minustah). 

O Brasil foi convidado pela ONU e aceitou a missão de liderar uma Força Naval multinacional em substituição à Itália. Os primeiros oficiais deverão partir rumo a Beirute, capital libanesa, nas próximas semanas. Além dos oficiais da Marinha, fuzileiros navais e soldados do Exército deverão integrar o grupo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...