Pages

domingo, 19 de julho de 2015

REDES SOCIAIS > 4 Patas comemora um ano em defesa dos animais em Quixadá

Quixadá
Criada a partir das redes socais, uma comunidade voltada à solidariedade e ao amor aos animais, a 4 Patas, está comemorando o seu primeiro ano de atividades em Quixadá. Ainda sem um estatuto registrado, mas muito sólida nas suas ações, presta todos os fins de semana assistência a cães e gatos recolhidos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade. Além de alimentação, banho e cuidados médicos, os voluntários ainda trabalham no incentivo à adoção de quem tem quatro patas, às vezes até menos, e foi abandonado nas ruas.


Conforme o advogado Valdivan Saraiva, um dos fundadores e coordenadores da 4 Patas, a entidade nasceu a partir de ações isoladas de alguns de seus membros, através do Facebook. Como tinham o mesmo objetivo, viram a oportunidade de ampliarem a atividade. A ideia atraiu mais de 20 participantes, entre estudantes, advogados, funcionários públicos, comerciários e empresários. Através da rede social começaram a discutir ideias e planejar as ações. Juntos, fizeram uma visita ao CCZ e ao notarem a carência do órgão municipal decidiram transformar o espaço numa espécie de quartel general da solidariedade.


A Secretaria de Saúde de Quixadá entendeu e aceitou a proposta. A parceria teve início em maio do ano passado. De lá para cá, além do auxílio no cuidado aos animais a 4 Patas conseguiu sensibilizar dezenas de pessoas a adotarem cães e gatos recolhidos. Esse trabalho continua sendo realizado nos fins de semana e também através do Facebook e de outra ferramenta muito popular entre o grupo, o Whats App. Como ninguém é obrigado a realizar as atividades, o número de participantes varia a cada ação. Enquanto alguns acabam saindo por alguma necessidade, outros se sensibilizam em entram, explica o coordenador.


Uma das fundadoras da 4 Patas, a universitária Hevilla Saraiva, explica que o marido, Valdivan, começou a interagir com o grupo a partir dos seus apelos. Como ela gosta muito de animais ele também acabou se comovendo com quem foi abandonado, e principalmente está doente e precisa de cuidados. Casados há pouco mais de um ano e seis meses eles ainda não tem filhos, mas já incluíram uma cadelinha e um gatinho na família, ambos largados na rua. O interessante é que apesar de serem de espécies consideradas nada amistosas, os animais de estimação são unidos, como bons irmãos.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...