Pages

domingo, 22 de abril de 2012

POETA JUIZ, RECEBE HOMENAGEM DE INSTITUTO COM MODA DE VIOLA



QUIXADÁ – Final de semana tomado pela cultura, a “Praça da Cultura” viveu um grande momento marcante para a cultura quixadaense, onde uniu cinema e cantoria, alegria de ver na película as imagens lindas de nossa cidade retratadas no filme “ÁREA Q” e em seguida após a ficção onde pessoas eram abduzidas por extraterrestres fomos todos em uma homenagem prestada ao Poeta Juiz Dr. Marcos Mairton abduzidos pela cultura popular da moda de viola nas dependências do Centro Cultural Raquel de Queiroz.

Dr. Marcos Mairton um produtor de cultura através de seus cordéis, nasceu em Fortaleza, iniciou a estudar aos quatro anos de idade, porém aos três anos já lia fluentemente conforme seus pais. Tem a influência do pai que também é escritor, o livro “Minha Mala é um Pote” de autoria do patriarca Francisco Mansueto. Iniciou sua carreira literária com Literatura de Cordel, passando depois a publicar obras em prosa e canção. Desde 2005 vem ampliando sua produção literária.

Com sua chegada a Quixadá assumindo a Justiça Federal, foi realizada algumas homenagens ao Poeta Juiz Federal.  No Ultimo Sábado (21), no Centro Cultural Raquel de Queiroz foi realizada mais uma homenagem ao poeta cordelista Marcos Mairton, na terra de Cego Aderaldo um dos maiores cantadores de viola que adotou Quixadá para residir. O Instituto de Pesquisa e Viola Cultural Popular do Sertão Central elegeu o Dr. Poeta Juiz como sócio benemérito por seu envolvimento com a cultura popular.


Após chegar à terra dos monólitos, já escreveu duas obras sobre a terrinha, em breve estará fazendo parte da Academia Quixadaense de Letras juntamente com figuras ilustres da literatura local, com a presença da família na homenagem Dr. Marcos emocionou-se ao receber a comenda do Instituto e ao ser recebido por catadores locais em versos e poesia. Os cantadores a convite do presidente do Instituto João Soares realizaram uma noite de pura cultura popular, Valdir de Lima, Marcos Rabelo e Calixto trocaram versos e prosas com a viola ao receber o ilustre convidado a moda viola. O Radialista Wanderley Barbosa exaltou o trabalho que Dr. Marcos realiza com a produção de cordéis por onde o mesmo tem passado e recebido homenagens relevantes através de títulos nas cidades presentes em seu currículo profissional, Dr. Marcos Maiton tem um blog onde divulga suas obras e mantem contatos com outros artistas. 

Um comentário:

Anônimo disse...

A cultura da terra dos Monolitos estar em festa, pois agora tem como SOCIO BENEMERITO do Instituto de Pesquisa e viola, um dos maiores colaboradores da cultura regional, o poeta,compositor, escritor e Juiz Federal Dr. MARCOS MAIRTON.

WANDERLEY BARBOSA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...