Pages

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

GOVERNO PRETENDE AUMENTAR PRODUÇÃO DE PESCADO E INCENTIVAR QUEDA DE PREÇOS

Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio
O governo federal estima dobrar a produção de pescado no Brasil, a partir do aproveitamento da potencialidade dos lagos e rios do país. A informação é do Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, que participou nesta quinta-feira (15/8) do programa de rádio Bom Dia Ministro, uma produção da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Luiz Sérgio explicou que apesar do extenso tamanho do litoral e da variedade de espécies, os cardumes na costa brasileira são muito reduzidos. Entretanto, o ministro garantiu que essa particularidade não impede a atividade da pesca. Nesse sentido, o governo criou o chamado Profrota – financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – para construção de embarcações para pesca em alto mar.


Luiz Sérgio afirmou, ainda, que o Ministério procura dar incentivos para que o peixe chegue à mesa do brasileiro a preços mais acessíveis. Do dia 11 ao dia 24 deste mês, será realizada a Semana do Peixe, quando redes de supermercados devem oferecer pescados a preços mais baixos com o objetivo de incentivar o aumento do consumo. Outra proposta é aumentar a distribuição de pescado, com a inclusão do produto na merenda escolar.

“O consumo brasileiro, que é de nove quilos per capita, é um consumo muito pequeno, e ele é menor ainda quando nós estamos nos referindo à população jovem e à população infantil, que não tem o hábito (…). Dentro dessa campanha que nós estamos realizando – eu tenho certeza, e é muito bom – nós vamos também conversar com o Ministério da Educação para que este hábito saudável da alimentação possa iniciar já na escola, com o consumo do pescado na merenda escolar.”

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...