Pages

domingo, 11 de setembro de 2011

EUA LEMBRAM OS DEZ ANOS DE 11 DE SETEMBRO

Presidente dos EUA, Barack Obama, no Memorial do 11/9 em Nova York, onde começaram os eventos para marcar a data
Obama e o Ex-Presidente George W Bush acompanhados das esposas no Memorial

Sob forte esquema de segurança após alertas de uma possível nova conspiração da rede terrorista Al-Qaeda, os EUA lembram neste domingo o décimo aniversário dos ataques em que 19 terroristas usaram quatro aviões para atacar as Torres Gêmeas, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, e que, confrontados pelos passageiros, causaram a queda de uma aeronave na Pensilvânia. (Veja cronologia dos ataques)


Para o décimo aniversário do 11 de Setembro, numerosas celebrações estão previstas em Nova York e em outras cidades americanas, com os parentes dos quase 3 mil mortos se reunindo nos locais dos ataques.

No Marco Zero (onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center), onde será inaugurado um memorial em homenagem às vítimas, o presidente dos EUA, Barack Obama, e a primeira-dama Michelle deram início aos eventos deste domingo às 8h40 local (9h40 em Brasília). Entre outras autoridades, também participam do evento o ex-presidente George W. Bush (2001-2009) e sua mulher, Laura, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani e os governadores de Nova York e Nova Jersey.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, foi o primeiro a falar sobre os ataques que mudaram os EUA e o mundo. Após seu pronunciamento, os presentes observaram o primeiro minuto de silêncio pelas vítimas às 8h46 (9h46 em Brasília), horário do primeiro ataque, quando o voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte.

Após um breve discurso de Obama, começou a leitura dos nomes das vítimas dos ataques. A leitura será interrompida nos horários exatos do segundo ataque, lançado contra a Torre Sul às 9h03 local e do colapso de cada um dos prédios (9h59 e 10h28 local). Também serão lidos os nomes dos mortos no ataque no Pentágono e na queda da aeronave me Shanksville, Pensilvânia, e momentos de silêncio serão observados no exato momento dos respectivos impactos dos aviões (9h37 e 10h03 local).

Depois disso, os parentes das vítimas visitarão o novo memorial no Marco Zero. Muito esperado, esse espaço paisagístico de três hectares será aberto ao público a partir de segunda-feira. Com mais de 200 castanheiras, possui duas grandes fontes, com as paredes de água fluindo sem parar. Foram erguidas no lugar exato onde estavam as Torres Gêmeas. O nome de cada vítima está inscrito em seu entorno. 


Perto do memorial está sendo levantada a principal torre do novo complexo, o One World Trade Center, que alcançará 1.776 pés (541 metros), o futuro edificio mais alto dos EUA. Sua altura, em pés, corresponde ao ano da independência americana.

Em Shanksville, Pensilvânia, uma cerimônia em memória das vítimas do voo 93 da United Airlines começará às 9h30 local (11h30 de Brasília). No sábado, Bush, seu antecessor, Bill Clinton, e o vice-presidente Joe Biden participaram de uma cerimônia em homenagem aos 40 passageiros e tripulantes do voo 93 que caiu no local.

No Pentágono, será realizada solenidade com a presença do presidente Obama e do secretário de Defesa Leon Panetta. Na Catedral Nacional de Washington, está programado "Um Concerto pela Esperança", às 20h30 local (21h30 de Brasília), com discurso do presidente Barack Obama e apresentações do astro country Alan Jackson, a lenda do R&B Patti LaBelle e a renomada mezzo soprano Denyce Graves.

*Com EFE e AFP




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...