Pages

terça-feira, 21 de junho de 2011

RESÍDUOS DE MADEIRA TRANSFORMADOS EM TELHAS, PAREDES, PISOS...

Resíduos de madeira que eram descartados são reaproveitados e transformados em material para telhados, pisos, revestimentos, paredes e esquadrias. Essa é uma proposta inovadora apresentada pelo empresário Francislei de Souza Castanha e seus irmãos Francisco e Fernando.


Sobras de madeira viram pisos, vigas, forros...

A grosso modo, as sobras de madeira são emendadas por um equipamento especial. A princípio muitos profissionais mostraram-se receosos, mas o produto final fala por si só: é durável, tem resistência, apelo estético e, o melhor, o custo é bem menor.
 
"Conversei com um amigo que exportava o produto para a Europa e percebi que o material já é bastante utilizado no exterior", conta o empresário. A máquina era fabricada apenas no mercado internacional, mas atualmente já existem fornecedores no Brasil.
 
Os empresários e proprietários da Madeireira Imperial e Castanha Madeiras em Maringá começaram a pesquisar sobre o setor no ano passado e, depois de adquirir a máquina e treinar funcionários para o serviço, passaram a revender a 'madeira emendada', a partir de abril deste ano.
 
"Como os restos de madeira são coletados no Mato Grosso, a máquina foi instalada lá. Aqui só revendemos o material", diz.
 
Entre as vantagens do produto, Castanha destaca o acabamento. A madeira inteira, retirada da árvore, apresenta veios que fazem com que o produto entorte. "A madeira emendada tem seus veios cortados, impossibilitando-a de torcer; por isso, e devido à secagem da madeira, é mais reta e não entorta", explica o empresário.
 
O resultado está no acabamento, que não apresenta ondulação. Outro benefício é que neste processo a madeira vem aparelhada, sem variação na espessura, o que não acontece com a madeira bruta, que tem variação na espessura.
 
Castanha também destaca a preservação do meio ambiente como o principal benefício de todo o processo. "Os restos de madeira que seriam queimados podem ser reutilizados. Além disso, (por ser uma alternativa à madeira convencional) representa a preservação anual de área equivale a 200 hectares de florestas, pela simples substituição na construção civil dos produtos extraídos diretamente da mata pelo material ecológico (emendado)".
 
Processo
 
Depois de coletadas as sobras de madeira, o material é selecionado e aparado para padronização do tamanho. Depois passa por 60 dias de secagem. Em seguida vai para uma "plaina", que aparelha toda a madeira.
 
Uma máquina denominada "Finger Joint" efetua o processo de colagem/emenda. Após ser emendada, a madeira descansa por mais um dia e passa por um processo de lixamento para a retirada de todo resíduo da cola.
 
Mais barato
 
Segundo o empresário Francislei Castanha, a 'madeira emendada' é 23% mais barata do que a original, em razão da redução dos impostos e aproveitamento do material.
 

Fonte: Madeira Total

FONTE:
CIFLORESTA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...