Pages

sábado, 25 de junho de 2011

FORD CRIA ASSENTO QUE MONITORA INFARTOS

assentoford2
O departamento de engenharia avançada da Ford desenvolveu um protótipo de assento que permite monitorar a atividade cardíaca do condutor, com o intuito de reduzir o número de acidentes e vítimas devido a ataques cardíacos ao volante.
Este protótipo de assento utiliza tecnologia ECG (electro-cardiográfica), que monitora os impulsos elétricos gerados pelo coração através de seis sensores, detectando sinais ou irregularidades que podem avisar o condutor de que deve procurar conselho médico, já que pode estar prestes a sofrer um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular.
Achim Linder, médico do Centro de Investigação da Ford, afirma que “este sistema será capaz de detectar se alguém tem algum problema cardiovascular, por exemplo, um ataque de coração, mas também poderia ser usado para detectar os sintomas de outras doenças como hipertensão ou desequilíbrios nos eletrólitos (...) isto não só beneficia o condutor como poderia tornar as estradas mais seguras para todos os utilizadores”.
Nos primeiros testes, o assento registou leituras precisas durante 98% do tempo de condução, em 95% dos condutores. Os engenheiros da Ford continuam a estudar como se podem fabricar os sensores que captem sinais através de um maior número de materiais, incluindo aqueles que interrompem as leituras com a sua própria atividade elétrica, lã ou determinados tecidos sintéticos.
As investigações do programa IMMORTAL da União Europeia que se desenrolaram durante 3 anos concluíram que os condutores que sofrem de doenças cardiovasculares têm 23% mais probabilidade de se verem implicados num acidente rodoviário. Para os condutores que sofrem de angina de peito, esta cifra sobe para os 52%.
FONTE:
REVISTA TORQUE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...