Pages

domingo, 19 de junho de 2011

POLÍCIA USA CAVEIRÃO DO AR PARA MAPEAR COMUNIDADE DA MANGUEIRA


Severino Silva/ Agência O Dia

A operação de ocupação do morro da Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (19) teve dois grandes reforços. Os caveirões do ar, helicópteros blindados, um da Polícia Militar e outro da Polícia Civil, foram usados pela primeira vez durante a implementação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).
Das quatro aeronaves que participaram da ocupação da mangueira, duas foram do modelo Huey II, conhecido como sapão. Os helicópteros possuem tecnologia para captar imagens em tempo real e transmissão para o Centro de Operações. A blindagem do Huey, o mais moderno helicóptero em operação no país, suporta até tiros de fuzil, segundo o subcomandante do GAM (Grupamento Aeromarítimo), tenente-coronel Miguel Francisco Ramos.
O coronel Pinheiro Neto do comando de operações especiais e coordenador de assunto estratégicos da Polícia Militar contou que a população da Mangueira está muito receptiva com a ação policial.
- Uma nova página está sendo escrita. Nosso sentimento é de vitória. Muita gente já morreu aqui e agora a gente pode andar sem perigo. Quanto aos bandidos que fugiram, a pacificação é um processo. Agora os centros de inteligência vão investigar e descobrir para onde estes criminosos foram.
A moradora do alto do morro, Rosane Costa, acredita que a pacificação vai atrair ainda mais turistas para comunidade.
- Minha casa é a que fica no ponto mais alto do morro. É a melhor vista. Os gringos quando vêm na Mangueira sempre querem vir na minha laje. Agora com a ocupação isso aqui vai lotar.

Ocupação
Policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) não precisaram disparar um tiro para ocupar o morro da Mangueira. Para marcar a vitória sobre o tráfico de drogas e o domínio do território pelas forças de segurança estadual e federal, o Bope, como já virou tradição nas comunidades ocupadas, hasteou uma bandeira do Brasil e outra do Rio de Janeiro na parte mais alta do morro. 
Durante a pequena cerimônia, helicóptero das policiais Civil e Militar sobrevoaram a região, despejando uma chuva de panfletos com orientações à população de como denunciar excessos cometida por policiais e possíveis esconderijos de armas, drogas e de bandidos que ainda estejam na comunidade.
Elas foram colocadas estrategicamente na localidade conhecida como Caixa d’ água, parte mais alta do morro, para que todos os moradores possam avistá-las.
Além de exibir a derrota do tráfico local, a escolha do local para hastear as bandeiras também tem outro significado emblemático: de lá traficantes tinham visão privilegiada das principais vias da cidade e monitoravam todas as ação dos policiais durante operações na comunidade.
Segundo os policiais do Bope, nesse mesmo ponto deverá ser instalada a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). A data ainda não foi divulgada pela secretária de Segurança Pública. Por enquanto, estão sendo instalados contêineres na comunidade que servirão de base provisória para os policiais.

FONTE:
R7.COM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...