Pages

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Secretário-executivo do MEC se compromete em viabilizar faculdade de medicina de Quixadá

Brasília
Diretor-geral da Faculdade Cisne, José Nilson Gomes Filho, saiu satisfeito do encontro e agradeceu empenho dos parlamentares envolvidos na questão, sobretudo o deputado Danilo Forte


O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, se comprometeu no início da noite desta quarta-feira, 08, em viabilizar a autorização de funcionamento do curso de medicina da Faculdade Cisne em Quixadá, na região dos Sertões Cearenses.

O compromisso assumido por Luiz Cláudio Costa ocorreu após se reunir com uma ampla comitiva de quixadaenses formada por empresários, lideranças políticas do município e autoridades locais e do Estado na sede do MEC.


Análise técnica
“Se nos critérios que estão colocados, tiver uma cidade da região que atenda a eles (critérios técnicos), nós vamos avaliar. Então estou dando esta minha palavra de que vai ser analisado tecnicamente pelo (Ministério da) Educação e da Saúde. Assumo esse compromisso com vocês”, falou o secretário-executivo Luiz Cláudio.

“Se por alguma razão não atender, vamos tentar viabilizar para os próximos editais”, finalizou o representante do MEC. No final da audiência, os integrantes da comitiva protocolaram o documento que justifica a inclusão de Quixadá entre os municípios aptos a receber novos cursos de medicina.

Agenda
O encontro foi agendado pelo deputado Danilo Forte (PMDB-CE) e contou com o apoio dos também deputados federais Arnon Bezerra de Melo (PTB-CE), Cabo Sabino (PR-CE), José Airton (PT-CE) – coordenador da bancada federal cearense, Odorico Monteiro (PT-CE) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Participaram da comitiva quixadaense o prefeito João Hudson Bezerra; o ex-prefeito Hilário Marques; os deputados estaduais Tomaz Holanda (PPS) e Raquel Marques (PT); dos vereadores da cidade Eduardo Kelton, Ivana Magalhães, Cezar Augusto de Oliveira, Laércio Oliveira de Lima, Pedro Felipe Baquit e José Moraes da Silva; o secretário de educação municipal Antonio Martins, conselheira de educação municipal Aíla Holanda, além de empresários e dirigentes da Faculdade Cisne.


Satisfeito
O diretor-geral da Faculdade Cisne, José Nilson Gomes Filho, afirmou após a reunião com o secretário Luiz Cláudio Costa que saiu bastante “satisfeito” do encontro. “Estamos saindo felizes porque há uma abertura de que os dados possam ser revistos com grande possibilidade de incluir Quixadá neste rol dos 22 municípios que estão pré-selecionados para (receber) cursos de medicina”, disse.

“Nós estamos saindo aqui do Ministério da Educação após uma reunião promovida com o secretário-executivo, Sr. Luiz Cláudio, em conjunto com a bancada do Ceará, do deputado Danilo e tantos outros deputados que tiveram com a gente nesta reivindicação”, complementou José Nilson.

Entenda a história
Recentemente o MEC publicou um edital de pré-seleção dos 22 municípios do País que estariam aptos em receber novos cursos de medicina. Os municípios cearenses incluídos na pré-seleção do Ministério foram: Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas.

Ocorre que o município de Quixadá que requisita a abertura do curso de medicina desde 2002 preenche todos os requisitos necessários que foram publicados no referido edital que pré-selecionou os outros cinco municípios do Ceará.

Devido a isso, houve uma união de todas as forças políticas e empresariais de Quixadá para reivindicar que o município também fosse incluído entre àqueles pré-selecionados considerados aptos a receber novos cursos de medicina.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...