Pages

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BEBÊ DE 10 MESES JÁ SABEM QUEM É QUE MANDA

Pesquisadores de Harvard descobriram que pequenos entendem relações sociais desde cedo

Os cientistas já sabiam que muita gente tende a votar no candidato mais alto em uma eleição por associar altura com poder.

Agora, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que bebês de 10 meses usam o tamanho como pista para interpretar hierarquias sociais, ou no popular, para saber quem é que manda.

Segundo os cientistas, “as crianças vieram ao mundo com alguns conceitos básicos mesmo antes de saber falar; estão preparadas para entender a física e a causalidade”, revelou a revista científica New Scientist, nesta sexta-feira (28).

– Nossa descoberta sugere que o entendimento básico das relações sociais é um dos tijolos da mente.

O pesquisador Lotte Thomsen e sua equipe mostraram a bebês entre 11 e 16 meses uma série de vídeos nos quais blocos de desenhos animados com um olho e uma boca lutam pelo poder. Os blocos têm uma forma abstrata para que as crianças só prestem atenção a informações ligadas ao tamanho e ao conflito.

Nos vídeos, um bloco grande e outro pequeno batem um no outro várias vezes enquanto tentam percorrer seus caminhos. Às vezes, o bloco menor se curva ao rival mais alto e segue seu caminho. Noutras, o bloco maior deixa o menor passar.
Thomsen mediu quanto tempo os bebês ficavam olhando para a tela depois que cada batalha tinha terminado. Eles olharam para a tela em média por 20 segundos quando o bloco grande se rendia ao menor, mas apenas 12 segundos quando o maior vencia a disputa.

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram em tentativas posteriores que os bebês estavam interessados nos conflitos sociais mostrados nos vídeos e não apenas na física de mover blocos. Eles também mostraram que os bebês adquirem maturidade mental para perceber o domínio social – o famoso quem é que manda – em torno dos dez meses.

Psicólogos dizem que, quanto mais tempo um bebê observa a cena, mais a acha surpreendente. Thomsen explica que até bebês que ainda não falam entendem como o domínio social funciona para saber que lutas do tipo "Davi acaba com Golias" violam expectativas. 

Segundo Sara Codes, que estuda o aprendizado de crianças na Universidade Boston nos Estados Unidos, “os bebês parecem ter consciência muito mais cedo do que imaginávamos”. Sara sugere que a representação mental do domínio social surge assim que os bebês começam a engatinhar e a praticar movimentos mais contínuos.

– Eles podem ter comparado os blocos maiores com um pai e os menores com crianças, e [chegado à conclusão de que] você não vê pais saindo do caminho para as crianças.

FONTE: 
R7.COM 

Um comentário:

Anônimo disse...

eu tenho uma irma chamada milene e ela é a coisa mais fofa que existe ela tem 1 aninho e olhos azuis bem branquinha cor de nuvem eu vou enviar uma foto dela ela pode ser a sua modelo do ano acha a idea boa liga pra mim meu numero é (65)99876542

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...