Pages

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

APROVADO NA AL PROJETO QUE PROÍBE USO DE CEROL EM LINHA DE PIPAS

O uso, a produção e comercialização do cerol no Estado do Ceará poderão ser proibidos. Projeto de indicação 93/2010, de autoria do deputado Hermínio Resende (PSL), contendo a proibição e punição aos que insistirem na prática foi aprovado na Assembleia e aguarda apreciação do Poder Executivo.

O cerol é uma mistura de cola e vidro moído produzida para ser passada em linha de pipas. A medida visa minimizar os prejuízos acarretados tanto a pessoas como ao patrimônio pelo uso do produto. O projeto prevê apreensão do produto e estabelece punições que variam de notificação até cobrança de multa de 50 a 500 Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (Ufirce) no caso do descumprimento da lei.

A aplicação do cerol em pipas tem ocasionado danos ao patrimônio, como na fiação elétrica e acidentes com usuários ou com terceiros, resultando muitas vezes na morte de motociclistas.

A iniciativa, conforme explica o parlamentar, pretende ainda proteger a saúde humana e o meio ambiente da contaminação por mercúrio contido nas lâmpadas utilizadas para fabricar o produto. Lembra o autor da proposta que as lâmpadas fluorescentes utilizadas para fabricar o cerol possuem mercúrio classificado como resíduo perigoso quando excede o limite regulatório de toxicidade.
CG

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...