Pages

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SÃO FRANCISCO > Canindé comemora o Santo do Milênio com 100 celebrações

Canindé
Canindé fica situado no Sertão Central, a 126 quilômetros de Fortaleza através da BR-020. O município abriga o maior Santuário Franciscano da América Latina e tem a segunda maior romaria franciscana do mundo. Os milagres atribuídos a São Francisco atravessaram fronteira e se tornaram conhecidos no mundo inteiro. Este ano a festa acontece em seu período normal de 24 de setembro a 04 de outubro.

O santo do milênio morreu aos 44 anos, Nasceu em 1182 na Itália e morreu no dia 03 de outubro de 1226. A igreja católica mantem a data dos festejos, que começam no dia 24 de setembro com o levantamento da bandeira e se encerra no dia 04 de outubro com a procissão da imagem do padroeiro às 16 horas pelas principais ruas da cidade.


A Festa de São Francisco das Chagas traz no seu conteúdo uma história de misticismo e fé. De todas as estradas eles partem em busca de algo que justifique a existência e a própria esperança nordestina. Maltrapilhos, sofridos pela luta diária e árdua com a terra, cansados da longa jornada levam no coração, uma só riqueza: a fé. São os romeiros na eterna travessia dos Sertões, onde a sobrevivência às vezes está além de qualquer força. 


Canindé é uma cidade do interior cearense que exemplifica como poucas em todo País, a persistência da devoção em São Francisco das Chagas, como um exemplo para o povo. Localizada a 126 quilômetros de Fortaleza, o Município de Canindé recebe anualmente, milhares de romeiros vindos do Brasil. Eles se caracterizam com trajes simples, e que lembram os mesmos usados por São Francisco, além de viajarem muitos quilômetros para prestar sua homenagem a um dos santos mais populares no Nordeste.

Dentro dos festejos alusivos ao santo do milênio, no dia 26 de setembro, a noite da novena será dedicada a Juventude da Arquidiocese. Nessa data, homenagens ao dia Nacional da Juventude que será comemorado em Canindé.

No dia 28 de setembro, a novena será dedicada ao Centenário da Arquidiocese de Fortaleza. Frei Marconi Lins, diz que não se pode mais imaginar o Ceará sem Canindé e sua história.

Um fato curioso é que neste período serão celebradas 100 missas. “Não foi proposital pelas comemorações centenárias, mas é interessante”, reconhece Cirano.

PINTONEWS no whatsapp 88 9 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...