Pages

sábado, 14 de julho de 2012

Rodada de Negócios em Milão Reúne Artesãos Cearenses


Divulgação
Fortaleza – A cidade de Milão, na Itália, irá sediar uma rodada de negócios entre artesãos cearenses e empresas italianas. A iniciativa faz parte do projeto ArtBrasil, da Associação Brasileira de Exportação do Artesanato (Abexa), em parceria com o Sebrae no Ceará, e acontece de sexta-feira (27) a domingo (29), na Câmara do Comércio de Milão.

Os grupos participantes da rodada são o Couro Design, da região do Cariri cearense, e a Associação dos Artesãos e Empreendedores (AARTE), de Fortaleza. Juntos, os grupos somam mais de 200 artesãos. Ambos possuem uma produção ampla e diversificada, mas o foco do evento na Itália são produtos de confecção e acessórios. A representante da AARTE, Angelice Custódio, diz que é a primeira vez que o grupo participa de uma rodada no exterior e a expectativa é fechar bons negócios.

Além dos artesãos cearenses, viajam para Milão técnicos e consultores do Sebrae que apresentarão produtos de outros grupos da região Nordeste apoiados pelo projeto ArtBrasil. Esse trabalho, que conta com a participação também do Instituto Cearense do Artesanato (ICA), desenvolve uma série de ações para viabilizar o escoamento da produção de associações, cooperativas, sindicatos e grupos de artesãos, que foram capacitados e estão aptos para atender ao mercado nacional e internacional. Hoje, o projeto conta com mais de mil profissionais preparados para atender às exigências europeias.

Desde 2007, a rodada de negócios é promovida anualmente em alguns países da Europa, em convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Nas edições anteriores foram realizados negócios da ordem de 200 mil euros só na Itália, chegando a atingir US$ 2 milhões entre 2010 e 2011, envolvendo outros países. O objetivo é favorecer o intercâmbio de conhecimentos entre Itália e Brasil e a prospecção de negócios. Além da rodada de negócios, os artesãos terão a possibilidade de cumprir uma agenda previamente definida com a Rede de Departamento COIN, Libero Mundo (Comércio Justo), Ciro Gentile (Comercio/Exportação), entre outros.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
O Blog Pinto News faz parte da ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA DO SERTÃO CENTRAL - AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...