Pages

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Famílias da Boa Agua no Quixadá são capacitadas para atuarem no Parque Temático do Quixadá


Moradores se preparam para atuar em roteiros turísticos que inclui lugares como a cidade cenográfica da minissérie Amazônia (Foto:  Assessoria SEPN)
Foto: Assessoria SEPN
Quixadá - O Parque Temático do Quixadá vai apoiar a comunidade tradicional e promover a autonomia econômica, social e cultural, pois garante a preservação de seu patrimônio edificado, que é a cidade cenográfica - o local reúne edificações de época da cidade cenográfica utilizadas na gravação da minissérie "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", exibida pela TV Globo no início de 2007, além de preservar o meio ambiente e as memórias da trajetória histórica acreana.
O governo do Estado do Acre, através das secretarias de Pequenos Negócios (SEPN) e Turismo (Setul) e em parceria com o Sebrae-AC, está investindo na capacitação de famílias do Assentamento Boa Água para atuarem no Parque Temático do Quixadá.
Moradores se preparam para atuar em roteiros turísticos que inclui lugares como a cidade cenográfica da minissérie Amazônia (Foto:  Assessoria SEPN)
Ele se localiza na Estrada do Quixadá, km 20, Assentamento Boa Água, local do antigo Engenho Quixadá, próximo à localidade de seringais tradicionais. O nome Quixadá é em homenagem à terra natal dos cearenses que ali habitaram.

A moradora da comunidade Adalgisa Ferreira conta que todo aquele terreno era de seus avós, cerca de quatro mil hectares. e se chamava Seringal Boa Água, por estar às margens do Rio Acre. Hoje em dia, ela está participando dos cursos, porque pretende trabalhar no restaurante do parque.
O grupo é formado por cerca de vinte pessoas. Eles já foram capacitados nos cursos de “Condutor de Turistas” e “Manipulação de Alimentos” e atualmente estão participando do de “Cooperativismo”, que tem a intenção final de formalizar a cooperativa que atuará no parque. A técnica da SEPN Lara Rodrigues afirma também que no próximo dia 27 iniciará o curso “Saber Empreender”, que pretende dar noções de gestão de negócios para o grupo.
O complexo turístico oferecerá na sua estrutura chalés, o museu com o acervo doado pela emissora da novela, o restaurante e a paisagem natural amazônica. A expectativa é de que seja inaugurado no mês de julho.
Miriane Teles (Assessoria SEPN)
O Blog Pinto News faz parte da ASSOCIAÇÃO DA IMPRENSA DO SERTÃO CENTRAL - AISC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...