Pages

domingo, 10 de junho de 2012

Morada Nova, Festa do Vaqueiro traz tradição e cultura



MISSA DO VAQUEIRO EM MORADA NOVA/CE
Foto: Cleumio Pinto
Morada Nova – Distante a 160 km da capital cearense, a cidade de Morada Nova traz uma tradição onde congrega os vaqueiros da região, passam o ano esperando por este grande  momento cultural que acontece todos os anos na Festa Vaqueiro, esta é a 69ª edição e com uma grande presença de visitantes que aproveitam para visitar o museu do vaqueiro e conhecer a historia deste desbravador do sertão nordestino.

Esta semana de festa com varias apresentações culturais, bandas de forro animando a vaqueirama, o desfile de belas garotas disputando o concurso Garota Vaqueira e a Garota do Museu do Vaqueiro que conta com torcida para abrilhantar mais ainda a abertura das festas do Vaqueiro.

11 de Junho é feriado municipal, dedicado ao Vaqueiro. A Associação dos Vaqueiros e Criadores de Morada Nova, que teve sua fundação em 13 de junho de 1943, aos longos destes 69 anos vem cumprindo com o papel para que foi criada, total assistência aos associados e mantém viva a cultura vaqueira.  


O ápice das comemorações é o momento religioso onde os vaqueiros reúnem-se na Igreja do Divino Espirito Santo para elevar seus pensamentos a Deus e pedir saúde e forças para enfrentar mais um ano difícil. Como de costume dois vaqueiros são homenageados pelos serviços prestados durante suas batalhas nas matas com os bois soltos. E a grande vaquejada que vai até o final das festas neste dia 11, segunda-feira “Dia do Vaqueiro” em Morada Nova.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...